carregando...

Notícias

Notícias

Secretário Paulo Alexandre recebe comitiva alemã



21/11/2011

Secretário Paulo Alexandre e o secretário alemão Steffen Saebisch durante encontro (Fabiano Guimarães/SDECT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, recebeu nesta segunda-feira (21) a visita de uma comitiva alemã do Estado de Hesse, chefiada pelo secretário de Estado da Economia, Transportes e Desenvolvimento Territorial, Steffen Saebisch. O encontro ocorreu na sede da pasta e serviu para estreitar os laços de cooperação entre os dois estados, principalmente nas áreas de transporte e infraestrutura. A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – fez uma apresentação, apontando as principais oportunidades de negócios no Estado de São Paulo.


Em seu pronunciamento, o secretário Paulo Alexandre Barbosa deixou clara a intenção do Governo de São Paulo de investir em parcerias estratégicas. “Estamos abertos a solidificar nossos laços de cooperação com a Alemanha”, disse ele, após receber o convite para participar da nova edição do Encontro Econômico Brasil – Alemanha, a ser realizado em junho de 2012 na cidade alemã de Frankfurt.

Os representantes do Estado de Hesse comunicaram também ao secretário o desejo de realizarem, paralelamente ao encontro, um Fórum de Inovação, com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo e empresários da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A Alemanha é considerada uma das maiores potências econômicas e tecnológicas da Europa. No comércio com o Brasil, dados de 2010 apontam que exportações brasileiras para a nação germânica somaram US$ 8,1 bilhões (crescimento de 31,8% em relação ao ano anterior), enquanto as exportações alemãs foram de US$ 12,5 bilhões. No Estado de São Paulo, estão instaladas as principais multinacionais alemãs. A preferência pelo solo paulista dá-se, entre outras razões, pelo fato do Estado de São Paulo ser a base da economia nacional, responsável por 33% do PIB brasileiro.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo