Secretário participa do lançamento da pedra fundamental da Honda

26/11/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, participou, nesta terça- feira ,(26/11), do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Honda, em Itirapina,  a 218 km da capital. Além do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a cerimônia contou com a participação do prefeito municipal, José Maria Cândido, do presidente da Honda Motor Company, Takanobu Ito, do presidente da Anfavea, Luiz Moan e de outras autoridades.

De acordo com o Rodrigo Garcia, a nova fábrica aquecerá a economia e contribuirá para desenvolvimento tecnológico da região. “A Honda vai mudar a vida dos moradores de Itirapina. O interior paulista será o novo polo industrial automotivo do País. São Paulo é o estado mais desenvolvido do Brasil e reúne condições necessárias para a atração de grandes negócios”, completa.

A nova planta será localizada entre as rodovias Washington Luís (SP-310) e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), em uma área de 5,8 milhões de m². Ela produzirá  a partir do 2º semestre de 2015,  120 mil modelos compactos da categoria do Fit.  A previsão é que a Honda empregue dois mil funcionários da região.A aquisição da área de terra, somada à compra de equipamentos, construção  das instalações, fará o investimento chegar ao montante de R$ 1 bilhão.

A empresa japonesa já possui uma fábrica em Sumaré, na região de Campinas, a 100 km de Itirapina, onde são produzidas os modelos Civic, Fit e City.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação auxilia a Honda, desde julho de 2012, apoiando a empresa em todos seus campos de atuação: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.

Apoio do Governo Paulista
A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação auxilia a Honda, desde julho de 2012, apoiando a empresa em todos seus campos de atuação: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.

Sobre a Honda no Brasil
A empresa está no País desde 1971. Sua produção nacional foi iniciada em 1976, em Manaus, com a fábrica de motocicletas e quadriciclos. A fabricação de automóveis foi consolidada com a segunda planta brasileira, inaugurada 1997, em Sumaré (SP). Em 2011, esta unidade registrou a marca de 900 mil carros produzidos. Em todo Brasil, a montadora japonesa emprega 15 mil funcionários.

Clique aqui e confira as fotos do evento.