Secretário participa do Fórum Estadão Regiões

12/11/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de SP, Rodrigo Garcia, participou nesta terça-feira (12/11), do primeiro painel “Panorama Geral da Região”, do evento Fóruns Estadão Regiões - Sudeste, na sede do jornal. Também participaram do debate a secretária de Desenvolvimento Ecônomico de Minas Gerais, Dorothea Werneck e o secretário de Desenvolvimento Ecônomico, Energia e Indústria do Rio de Janeiro, Julio Bueno. Os debates tem como linha condutora os principais aspectos do crescimento regional e as perspectivas para investidores e empreendedores.

O encontro da região sudeste abordou o desafio de administrar as megacidades, os investimentos na infraestrutura de transportes, oportunidades de negócios do pré-sal e a industrialização do interior. Outras temáticas de destaque foram guerra fiscal,  concessão de incentivos e segurança pública.

Durante o evento, Rodrigo Garcia ressaltou a importância de São Paulo para o desenvolvimento do país e defendeu a postura do Estado em relação à guerra fiscal. “Ela não é o caminho apropriado para a distribuição da riqueza. Acreditamos que a qualificação profissional, investimentos em pesquisa, inovação e infraestrutura adequadas são fatores decisivos no estímulo da competitividade e na atração de investimentos. São Paulo pratica a proteção fiscal”, ressaltou.

No panorama de industrialização, o secretário citou os grandes investimentos das montadoras Honda e Mercedez no Estado. “O interior paulista está se tornando um novo ABC. Importantes industrias são instaladas, atraídas pelas políticas públicas voltadas ao setor automotivo, como o pró- veículos e também pelas condições técnicas dos trabalhadores paulistas. Aqui temos a maior rede técnica de ensino profissionalizante gratuito do país, com cerca de 300 mil alunos”, completa.

Em relação à segurança pública, Rodrigo explicou as medidas do Governo Estadual e também destacou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2013, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Ministério da Justiça, que coloca  o estado entre os menos violentos do País. “Segundo o ranking, São Paulo é o estado que mais investe em Segurança Pública e tem 12,4 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes,  a segunda taxa mais baixa do país”, completa.

O secretário também mencionou a infraestrutura do Estado e destacou as principais parcerias público-privadas (PPPs) realizadas pelo Governo. “Na semana passada um consórcio manifestou interesse para a construção da Linha 6- Laranja do Metrô, que ligará a Brasilândia, na zona norte, à região central. Além disso, também finalizamos os estudos para o Ferroanel, que vai unir as principais ferrovias paulistas para o transporte de cargas.”

Sobre o Projeto
O Projeto “Fóruns Estadão Regiões” se insere no trabalho que o jornal tem desenvolvido ao longo de seus 138 anos de história ao debater questões importantes para a vida nacional, dando voz a opiniões diferentes e difundindo esses temas junto ao seu público em diversas plataformas. Serão no total cinco encontros. O último sobre a região norte, acontecerá em 04/12/2013.

Clique aqui e confira as fotos do evento.