carregando...

Notícias

Notícias

Secretário participa do Conversa com o Governador



04/10/2011

Governador e secretário Paulo Alexandre fizeram balanço das ações do Estado

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, participou na manhã desta terça-feira (04) da gravação do programa de rádio Conversa com o Governador. Nesta edição, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Paulo Alexandre fizeram um balanço sobre as ações do Governo do Estado na área de ensino profissionalizante, com foco na geração de emprego e renda. Clique aqui para ouvir o programa na íntegra.

Dentre os assuntos, destaque para o Via Rápida Emprego, que iniciou nesta semana a convocação de 4.900 candidatos. “São cursos rápidos, com duração de 80, 100 e 200 horas, que qualificam o trabalhador para atuar na indústria, comércio e serviços”, explicou o governador.

Outro tema abordado foi o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades Estaduais de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. As inscrições para o primeiro semestre de 2012 já estão abertas e devem ser feitas pelos sites www.vestibulinhoetec.com.br e www.vestibularfatec.com.br.

“A média de empregabilidade dos alunos das Etecs é de 73%. Nas Fatecs, esse número é ainda maior, chegando a 93%, ou seja, de cada dez alunos, nove conseguem trabalho em até um ano depois de formados. Esse é o ensino que vira emprego”, afirmou o secretário.

O Conversa com o Governador discutiu ainda o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), e o recém-lançado programa Rede Ensino Médio Técnico, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, que irá oferecer 30 mil vagas em 417 cursos distribuídos na capital e em 90 municípios da Grande São Paulo e do interior.

"É uma escola de tempo integral, na qual o aluno estuda dois períodos e sai com o diploma do Ensino Médio e também com o certificado de técnico. Ele já sai da escola com formação profissional", ressaltou o governador.

O programa é gravado semanalmente, sempre às terças-feiras pela manhã, e conta com a participação do governador e de um secretário de Estado. O quadro Governador Responde apresenta perguntas de internautas enviadas ao portal do governo. Os interessados podem enviar as questões pelo endereço www.saopaulo.sp.gov.br, clicando no link Fale Conosco.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo