Secretário participa de Seminário em Taubaté

14/11/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Rodrigo Garcia, participou nesta quinta-feira,14, do I Seminário Paulista de Apicultura e Meliponicultura, na Universidade Taubaté (UNITAU). Durante o evento, foram assinados dois convênios do Programa de Arranjos Produtivos Locais, voltados aos setores de mel e leite.

De acordo com Rodrigo Garcia, a medida contribuirá para o desenvolvimento regional. "O investimento em inovação é fundamental para o agronegócio. Os convênios garantirão a autenticidade e qualidade dos produtos no Estado, a distribuição de mel para a merenda escolar de 39 municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de gerar crescimento e competitividade dos negócios", explica.

Um dos convênios é destinado ao aparelhamento do Entreposto e a ampliação dos Laboratórios de Controle de Qualidade de Mel e Pólen – Análise Físico-Química, Melissopalinologia, Palinologia e Herbário – do Centro de Estudos Apícolas (CEA) da UNITAU. As instalações têm como objetivo analisar a autenticidade do mel produzido na região, substituindo os produtos falsificados e sem certificação que chegam aos pontos de vendas locais. O investimento total do Estado será de R$ 251.419,10.

O outro prevê o Aparelhamento do Observatório do Leite do Departamento de Ciências Agrárias da instituição. Esse conjunto de laboratórios pertence ao Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU e elaboram análises de solo, sementes e forragem (alimento do gado). Neste projeto, o Governo do Estado investirá R$ 247.515,80.

Também participaram do evento o prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Monteiro, o reitor da UNITAU Prof. Dr. José Rui Camargo, o presidente da Confederação Brasileira da Apicultura, José Gumercindo Cunha e o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP), Alcindo Alves, além de outras autoridades e professores da instituição.

I Seminário Paulista de Apicultura e Meliponicultura

Até o dia 16 de novembro será realizado, nas dependências da UNITAU (Departamento de Ciências Agrárias), o I Seminário Paulista de Apicultura e Meliponicultura FAAMESP (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo).
A iniciativa conta com o suporte do Centro de Estudos Apícolas (CEA), que estará comemorando 25 anos de apoio ao desenvolvimento da apicultura da região do Vale do Paraíba e de todo estado.

Clique aqui e confira as fotos do evento.