Secretário participa de reunião da Associação dos Municípios do Médio Tietê

02/12/2013

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, participou nesta segunda, (02/11), às 10h, na sede da Prefeitura de Tietê, do encontro da Associação dos Municípios Integrados do Médio Tietê (AMIMT).

Durante o evento foram destacadas as principais ações da Pasta e a atuação do Governo do Estado na promoção de investimentos, negócios e educação de qualidade. Participaram da reunião o prefeito de Tietê, Manoel David, representantes dos outras 12 cidades da AMINT, a secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tietê, Camila Chabar, a secretária de Planejamento e Comunicacão de Tietê, Roberta Uliana e o vice-prefeito do município, Antônio Vioto.

Na ocasião, Rodrigo ressaltou a importância do Estado da Investe SP. "A agência presta assessoria e oferece apoio aos empresários para que grandes empreendimentos sejam instalados em São Pauloi. Os municípios também tem um papel fundamental neste processo cenário. Em breve teremos uma ferramenta online, onde as prefeituras preencherão um cadastro com todas as oportunidades de suas cidades. Esses dados serão disponibilizados pela internet para todos os investidores. É importante que o sistema seja sempre atualizado" , ressalta.

Outro tema destacado no encontro foi a atuação da Desenvolve SP. De acordo com Rodrigo, a agência de fomento oferece uma leque de financiamentos que beneficiam as prefeituras e os pequenos empreendedores. "Recentemente o Governo do Estado ofereceu duas importantes linhas, entre elas, uma para as empresas devastadas pelo Tornado em Taquarituba e outra muito importante para o setor da panificação. Ambas com juros zero. As prefeituras podem buscar as diversas ações da Desenvolve e ver qual é a melhor para a as necessidades locais" explicou.

Os ensinos profissionalizante , técnico e tecnológico também foram debatidos. O secretário explicou as exigências para a instalação de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e falou sobre os cursos do Programa Via Rápida Emprego. "Para a instalação de uma Fatec é necessário que o município tenha mais de 100 mil habitantes. Já as classes descentralizadas são o primeiro passo para a consolidação de uma Etec. Os municípios também podem ser contemplados com o Via Rápida, um curso de qualificação profissional gratuito que atende as demandas regionais", completa.

Os representantes da AMINT manifestaram interesse na implantação de Fatec e universidade pública na região. Em nome dos outros membros da Associação, o prefeito Manoel David encaminhou à SDECTI, um ofício com a solicitação. "O Ensino Superior traria mais desenvolvimento e a mão de obra especializada", fala.

Sobre a AMIMT

É uma associação formada por municípios da região, com número inferior a 50 mil habitantes, tendo a finalidade de fomentar a cooperação intermunicipal e o desenvolvimento da região, por meio de ações no âmbito econômico, cultural, ambiental, social e turístico das cidade

A associação tem a função de fortalecer os municípios integrantes por meio da busca deinvestimentos federais e estaduais e servir como um canal de grande expressão política.

A AMIMT é formada pelos municípios de Boituva, Capivari, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Iperó, Jumirim, laranjal Paulista, Pereiras, Porto Feliz, Quadra, Rafard e Tietê.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.