Secretário participa de encerramento de fórum

07/11/2011

Segundo secretário Paulo Alexandre, evento busca aproximar Estado e municípios

O secretário Paulo Alexandre Barbosa esteve nesta segunda-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes, para participar do encerramento do Fórum de Capacitação aos Municípios Paulistas para Atração de Investimentos e Obtenção de Linhas de Financiamentos. O deputado estadual Mauro Bragato também participou do evento, que contou ainda com a presença de 62 prefeitos e técnicos de cinco regiões do Estado: Alta Paulista, Assis, Ourinhos, Pontal do Paranapanema e Noroeste.

O encontro tem como objetivo capacitar os representantes dos municípios para a adoção das melhores práticas de atração de investimentos, além de disseminar o papel das Agências Investe SP e da Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento no apoio às cidades. A obtenção de linhas de financiamento estaduais também foi destaque na apresentação.

“Nós precisamos desconcentrar a atração de investimentos e levar os investidores para esses municípios mais distantes da capital. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin”, enfatizou Paulo Alexandre Barbosa. “Sabemos que não é um trabalho fácil, pois a maioria dos investidores busca instalar seus empreendimentos a cerca de 100, 150 quilômetros da capital. Mas nós queremos mostrar as potencialidades dos outros municípios, a Investe São Paulo e a Nossa Caixa Desenvolvimento já estão fazendo isso”, afirmou.

O encontro foi realizado em parceria com a Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Investe São Paulo, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT), e Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa.

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, destacou a importância de se construir uma política regional para a atração de investimentos. “Quando uma empresa se instala em uma cidade, gera impacto em toda a região, especialmente nos projetos de grande porte. Por isso, é fundamental que os municípios se unam para mostrar o potencial da região”, disse.

Almeida também ressaltou a importância das cidades se prepararem para receber os investidores estrangeiros, possuindo pelo menos um interlocutor que seja capaz de se comunicar em inglês, além de elaborar um site com informações relevantes para os investidores, disponibilizando versões em mais de um idioma.

Já a superintendente da Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, Ana Maria Gava, explicou quais são as linhas de financiamento disponíveis para os municípios e para a iniciativa privada. A Nossa Caixa Desenvolvimento oferece linhas de crédito com os menores juros do mercado para financiar obras municipais e projetos de pequenas e médias empresas.

“É um ciclo virtuoso: quando geramos emprego e renda, cresce a massa salarial e, consequentemente, o consumo. Aumenta-se também a arrecadação de impostos e a capacidade de investimento do município”, disse o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.

No decorrer do encontro, os mais de 140 representantes municipais presentes puderam fazer seus questionamentos e ressaltaram a necessidade de se articularem em torno das instituições existentes na região para que possam trabalhar em conjunto na construção de uma política de atração regional.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia por cooperação, a Investe São Paulo vem realizando uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais paulistas visando ampliar o diálogo com os municípios para estimular os potenciais econômicos locais.

Antes do fórum, já haviam sido realizadas 13 reuniões, com 97 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar a inscrição pelo telefone (11) 3218-5769.