Secretário participa de congresso nacional

19/11/2011

Secretário Paulo Alexandre falou sobre papel do Estado na produção científica do País

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, defendeu nesta sexta-feira (18), durante congresso realizado em Santos, na Baixada Santista, o papel estratégico do Estado para a pesquisa científica e para a inovação no País. "Nenhuma nação progride sem um investimento pesado em educação. Isso inclui a pesquisa científica. E, hoje, 51% de tudo o que se investe no Brasil no setor está concentrado no Estado de São Paulo", disse Paulo Alexandre, na abertura do 11° Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC.

Promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – SEMESP, o congresso é um dos maiores do gênero promovidos no Brasil e tem como objetivo estimular o engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o crescimento da pesquisa.

Realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o evento deve reunir nos seus dois dias de duração (18 e 19) cerca de 4 mil pessoas, entre professores, estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Este ano, o congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911).

“Este é um movimento de transformação acadêmica, que visa formar os próximos líderes, transformar a realidade, ampliar a visão do mundo em geral”, explicou diretora regional do Semesp, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Segundo ela, esta edição do evento contabilizou número recorde de inscritos: 1.800 trabalhos apresentados por 2.641 alunos pesquisadores.