Secretário participa de apresentação do Lean

14/11/2012

Secretario, coordenador de Desenvolvimento Regional e e assessor do Paula Souza

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, participou nesta terça-feira (13/11) da apresentação do Programa de Disseminação Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing). O termo é uma metodologia focada na redução dos sete tipos de desperdícios de uma empresa: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Também participaram do encontro, o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, João Roberto Cunha Júnior, o assessor técnico da superintendência do Centro Paula Souza, José Carlos Gomes, diretores e coordenadores das Etecs e Fatecs.

A ação da Pasta, realizada em parceria com o Centro Paula Souza, oferecerá capacitação sobre o método para empresários e estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) instaladas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) por meio de consultoria especializada financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimneto (BID). De acordo com Quadrelli, a iniciativa além de disseminar o conhecimento sobre a metodologia Lean Manufactury, contribuirá para o crescimento econômico e sustentável das empresas instaladas nos APLs paulistas. “Após o treinamento, o empresário aplicará em sua produção os conceitos básicos para evitar o desperdício e melhorar a competitividade empresarial”, explica.

A primeira etapa do Programa, que deverá ter início entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, oferecerá treinamento sobre o conceito de produção enxuta a empresários e professores das Etecs e Fatecs localizadas em oito Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Região Metropolitana de São Paulo (embalagens plásticas e móveis), Cerquilho Tietê (textil), Franca (calçados masculinos), Ribeirão Preto (médico odontológico), Mirassol (móveis), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados) .

A capacitação será realizada em espaços disponibilizados pelo Centro Paula Souza e terá duração de dois meses. Os cursos, com 32 horas de atividades, serão divididos em quatro módulos, que contarão com a exposição de temas técnicos, aplicação práticas do conhecimento, apresentação final dos resultados e elaboração de um plano de ação. Segundo Cunha Júnior, após o treinamento, os capacitados serão responsáveis em transmitir os conceitos do Lean Manufacturing.

Sobre o método Lean Manufacturing
O termo é traduzido geralmente como “Pensamento Enxuto”, mas também é chamado de “Sistema Toyota de Produção”. O Lean Manufacturing surgiu na Toyota no Japão pós-Segunda Guerra Mundial. O termo “lean manufacturing” foi cunhado originalmente no livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, de Womack, Jones e Roos, publicado nos EUA em 1990. Trata-se de um abrangente estudo sobre a indústria automobilística mundial realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).