Secretário participa de apresentação de Centro de Pesquisa em Engenharia em Campinas

23/04/2015

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretário participa da apresentação do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf (Fábio Torquato/SDECTI)O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, participou nesta quinta-feira, 23 de abril, em Campinas, da apresentação do Centro de Pesquisa em Engenharia "Professor Urbano Ernesto Stumpf", voltado ao desenvolvimento de motores movidos a biocombustíveis. O evento foi realizado no parque tecnológico Techno Park, com a intenção de aproximar empresas e pesquisadores, possibilitando futuros projetos de cooperação técnica. Para o secretário, a pesquisa tem papel importante para o crescimento econômico. “São Paulo é o Estado que mais investe em pesquisa no País e mais do que nunca precisamos ajudar a pulverizar esse conhecimento por toda a nação. É com tecnologia e inovação que vamos estimular o desenvolvimento e levar o Brasil para outro patamar”, declarou.

O encontro contou com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do vice-reitor e diretor geral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Álvaro Crosta, do coordenador de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Douglas Zampieri, do diretor do Techno Park, José Luiz Guazzelli, além de outras autoridades, pesquisadores e empresários.

Na oportunidade, o secretário recebeu das mãos de José Luiz Guazzelli o projeto de ciência e tecnologia do Techno Park, que é credenciado ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), programa coordenado pela Pasta. O diretor do empreendimento se colocou à disposição para mais esclarecimentos sobre o documento.

Sobre o Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf
Sediado na Unicamp, o centro é um projeto da Fapesp em parceria com a Peugeot Citroen Brasil (PCBA), voltado à pesquisa com motores que empregam biocombustíveis. O projeto terá investimento de R$ 32 milhões em 10 anos, sendo R$ 8 milhões da Fapesp, R$ 8 da PCBA e cerca de R$ 16 milhões das universidades participantes.

O centro reúne pesquisadores da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Mauá de Tecnologia. Será ainda assessorado por um comitê consultivo internacional formado por pesquisadores do Paris Institute of Technology (ParisTech), do Instituto Politécnico de Turim, da Universidade de Cambridge e do University College London, do Reino Unido, e da Universidade Técnica de Darmstadt, da Alemanha.

Sobre o Techno Park
Localizado em Campinas e credenciado ao SPTec, o Techno Park é um parque tecnológico privado e implantado em uma área de 524 mil m², junto ao entrocamento das rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Bandeirantes. O local possui 65 empresas instaladas de diversos setores, com destaque para o cluster de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e biotecnologia.

Sobre o SPTec
Para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, o governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado. O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no Sistema. Desde então, outros cinco parques também receberam este título. São eles: Parque Tecnólogico de Sorocaba, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba, Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec). Hoje são 14 iniciativas com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (cinco iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC, Ciatec II e Techno Park), Parque Universidade Vale do Paraíba (Univap), Santo André, São Carlos EcoTecnológico, São José do Rio Preto e São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste).

Clique aqui para ver mais fotos.