Secretário participa da premiação do Desafio Inova Paula Souza 2013

06/02/2014

Secretário participa da premiação do Desafio Inova Paula Souza 2013O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, participou, nesta quinta-feira, 06/02,  na sede do Centro Paula Souza,  na capital, da ceriomônia de premiação do Desafio Inova – De Ideias a Negócios, edição 2013. Além da entrega dos prêmios, durante o evento,  os alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) tiveram três minutos para convencer potenciais investidores de que vale a pena apostar em suas ideias.

Para o secretário Rodrigo Garcia, a iniciativa oferece suporte à criatividade e impulsiona o empreendedorismo paulista. “Para se tornar um  grande empreendedor é preciso ter boas ideias, determinação e conhecimento. Por meio desse Programa, o Paula Souza disponibiliza ferramentas necessárias para a concretização de sonhos”, completa.

Lançado em agosto, o Desafio Inova 2013 teve 1.057 projetos inscritos e 4.019 participantes, entre alunos de Etecs, Fatecs, professores e convidados. De acordo com o diretor da Agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, fazer com que os estudantes apresentem suas ideias de negócio, submetam essa ideia a sucessivos testes de viabilidade e participem de uma disputa com outros projetos é uma maneira eficaz de promover a educação empreendedora, usada internacionalmente. A Inova é a agência de inovação do Centro Paula Souza.

Os estudantes inseriram suas ideias na plataforma Canvas, para fazer o que se chama modelagem e testar a viabilidade do negócio, se há mercado, possibilidade de lucro. Foram selecionadas 30 iniciativas que melhor se adequaram a esses pré-requisitos e, dessas, 10 indicadas para participar do evento, apresentando seus projetos e concorrendo à classificação Ouro, Prata e Bronze. As equipes receberam prêmios de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

Estavam  presentes investidores e membros de aceleradoras e incubadoras. A banca avaliadora foi composta pelo empresário Paulo Milreu, da Rede de empreendedores Viking Network; Marcelo Luna, fundador da EDU.STAR*; Fernando Saddi, Fundador & CEO do BooskApp;  Claudio Rodrigues, presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), entre outros importantes nomes do mercado.

Na ocasião também foi  lançado o Desafio 2014, cujas inscrições começam em 20 de fevereiro.  As novidades deste ano são o início da competição em âmbito regional, com os vencedores passando à etapa estadual, e a possibilidade de outras instituições de ensino participarem da disputa.

Educação empreendedora

O Desafio Inova é apenas uma parte de uma ampla estratégia de educação empreendedora do Centro Paula Souza. A ideia é que todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes possam ser colocados em uma plataforma digital e aperfeiçoados com a ajuda de mentores, para que cheguem ao mercado, quando houver viabilidade.

Com iniciativas como capacitação de alunos, parcerias com o setor empresarial, conectividade com investidores, incubadoras e aceleradoras, o Paula Souza dá início à formação de um novo “ecossistema” de inovação e empreendedorismo.

Sobre o Centro Paula Souza  – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em 276 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Clique aqui para ver mais fotos do evento