Secretário participa da inauguração da Hyundai em Piracicaba

09/11/2012

Secretário autografa novo modelo da Hyundai, junto com outras autoridades

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, participou nesta sexta-feira (09/11) da inauguração da fábrica da montadora Huyndai, em Piracicaba, a primeira da marca na América Latina. A cerimônia também contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

A instalação da empresa no Estado de São Paulo é resultado da união de esforços entre a SDECT, por meio da Agência de Investimento - Investe SP, e a prefeitura de Piracicaba. De acordo com o Quadrelli, a escolha da região não poderia ser melhor. “Piracicaba é uma das regiões mais industrializadas e produtivas do Estado de São Paulo. É um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola. O município também conta com um parque tecnológico, voltado às áreas de pesquisa em bicombustíveis, tecnologias de conversão de biomassa, energias renováveis e química fina, além de abrigar ETECs, FATECs e campus das universidades USP e Unicamp”, completa.

A área total da Hyundai em Piracicaba é de 1.390.000 m², sendo 69.000 de área construída no bairro Santa Rosa. Foram investidos US$ 700 milhões e a previsão de produção é de 150 mil veículos por ano. A montadora sul-coreana gera 1.800 empregos diretos, 80% formados por moradores da região, além de 3.000 indiretos por meio de nove empresas fornecedoras de peças, localizadas no parque automotivo.

Além da inauguração da nova unidade da montadora no Brasil, o evento também celebrou o lançamento do novo modelo HB20. Um hatch de entrada com motores 1.0 e 1.6 que compete com Volkswagen Gol, Fiat Uno, Fiat Palio, Nissan March, entre outros. O veículo tem 75% das peças produzidas no Brasil. Apenas câmbio e motor são fabricados na Coreia do Sul.

Sobre a Hyundai Motor Brasil
Fundada em 1967, na Coréia do Sul, a Hyundai possui mais de 20 afiliadas e subsidiárias. A montadora oferece uma linha completa de produtos que vão de pequenos a grandes veículos de passeio, SUV e carros comerciais. Em 2011, vendeu 4.06 milhões de carros em todo o mundo. Possui 80 mil funcionários. A fábrica de Piracicaba é a primeira do Grupo na América Latina.