Secretário participa da entrega da Etec e Fatec Sebrae, na região central da Capital

17/03/2014

Secretário Rodrigo Garcia em discurso no Sebrae (Foto: Camila Ramires)O secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia participou nesta segunda, (17/03) da entrega oficial da Escola Técnica (Etec) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sebrae, nos Campos Elíseos, região central de São Paulo. As duas unidades funcionam desde o início do ano na Escola de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), parceiro do Paula Souza no projeto de oferecer cursos técnicos e tecnológicos focados na inovação e no empreendedorismo. Também participaram da cerimônia, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, o diretor superintendente do Sebrae -SP, Bruno Caetano, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o ex-governador José, parlamentares e outras autoridades.

Para fomentar essa cultura empreendedora, a Fatec Sebrae oferece um curso inédito: formação superior tecnológica em Gestão de Negócios e Inovação, que conta com 70 alunos matriculados. Foi o mais disputado no último Vestibular das Fatecs, entre 67 opções, com 18,63 candidatos por vaga.

De acordo com o Rodrigo Garcia, as unidades fazem parte de uma parceria inédita com o Sebrae –SP. “O ensino técnico e tecnológico  no Estado de São Paulo é um diferencial no mercado de trabalho. Hoje celebramos um encontro de sucesso, entre duas instituições respeitadas, que oferecem ensino de qualidade para que os jovens sonhem com um futuro melhor. Lançamos a primeira escola de empreendedorismo pública de qualidade do Brasil”, ressalta.

Na Etec, são oferecidos, em nível médio, cursos técnicos em Administração, Logística (ambos na modalidade técnico e médio integrado ao técnico) e Marketing (apenas integrado ao ensino médio).

Na parceria, o Sebrae ficou responsável pelas instalações e equipamentos. Ao Centro Paula Souza coube o projeto pedagógico. A Etec e a Fatec Sebrae substituíram o laboratório de informática por notebooks. A proposta é que cada aluno tenha disponível em sala de aula um computador com os softwares específicos do curso. O prédio conta com rede wi-fi, com acesso à internet em todos os ambientes.

Para ingressar nos cursos é preciso inscrever-se nos processos seletivos que dão acesso também a outros cursos das Etecs e Fatecs. As inscrições para o pedido de isenção da taxa de Vestibular das Fatecs vão até o dia 26 de março. Quem deseja cursar o nível médio/técnico precisa prestar o Vestibulinho, cujas inscrições vão de 10 de abril a 5 de maio.

Curso inédito

O Centro Paula Souza busca ouvir o mercado para desenvolver seus cursos, a fim de garantir que os profissionais formados se adequem às exigências da indústria, do comércio, do serviço público. Não foi diferente desta vez. O Sebrae-SP, que tem expertise em empreendedorismo, foi a fonte de informações para que o curso de Gestão de Negócios e Inovação pudesse ser elaborado.

Existem hoje em todo o Estado 214 Etecs e 59 Fatecs que atendem, juntas, 300 mil estudantes com cursos gratuitos nos níveis técnico e tecnológico em 306 municípios.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Confira mais fotos aqui.