Secretário participa da celebração de 50 anos da Etec Lauro Gomes

13/10/2014

Ex-alunos da Etec Lauro Gomes (Fábio Torquato/SDECTI)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta Neves Filho, participou nesta segunda-feira, 13 de outubro, do evento de celebração do aniversário de 50 anos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. Realizada na própria escola, a cerimônia contou com a presença do vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, além de professores, ex-alunos, estudantes, representantes da comunidade e autoridades.

De acordo com o secretário, projetos bem sucedidos como da Etec Lauro Gomes contribuíram para expansão da rede do Centro Paula Souza. “Essa Etec é importantíssima para região do ABC, particularmente São Bernardo. É por conta do sucesso de unidades como essa, com 50 anos de atividade, que o Governo de São Paulo tem hoje mais de 200 escolas técnicas espalhadas por todo o Estado”, disse.

Secretário participa da inauguração do centro de memória (Fábio Torquato/SDECTI)Durante o evento, foi inaugurado o centro de memória da unidade. O espaço conta com um acervo de fotos, documentos, troféus e equipamentos dos primeiros cursos técnicos oferecidos, além de um busto do ex-prefeito Lauro Gomes, patrono e idealizador da escola. Criada em 1957, com o objetivo de formar profissionais para atender o polo industrial que começava a ganhar impulso no Grande ABC, a unidade começou a se estruturar em 1964 para oferecer no ano seguinte o curso Técnico Industrial de Construção de Máquinas e Motores (atualmente Técnico em Mecânica).

No decorrer das décadas, a Etec ganhou novos cursos e laboratórios. Em 1981, foi integrada ao Centro Paula Souza e hoje soma cerca de 4 mil alunos, oferecendo os cursos técnicos de Administração, Automação Industrial, Contabilidade, Eletroeletrônica, Eletrônica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecatrônica, Química, Secretariado e Telecomunicações. A unidade também conta com o Ensino Médio e seis cursos técnicos integrados ao Médio. As inscrições para o processo seletivo 2015 já estão abertas e podem ser feitas até dia 7 de novembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30. O exame será no dia 7 de dezembro.

Via Rápida Emprego
Na oportunidade, o secretário visitou o posto fixo do Via Rápida Emprego, localizado no campus da Etec Lauro Gomes, que oferece os cursos de eletricista, azulejista, maquiagem, manicure, entre outros. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Governo do Estado de São Paulo, o programa oferece capacitação profissional para cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir um negócio, com cursos rápidos de 80 a 250 horas.

Desde o último mês de setembro, a unidade recebeu também a instalação de uma carreta móvel com o curso de capacitação gratuito de Soldador. O secretário esteve no local, onde conversou com alunos e funcionários.

No total, são oferecidas 60 vagas, distribuídas pelos períodos manhã, tarde e noite. A carga horária é de 100 horas/aula cada curso e a carreta ficará na Etec até o fim de outubro. O objetivo do curso é capacitar profissionais para realização de processos de soldagem e corte de peças e ligas metálicas para a indústria.

A unidade itinerante conta com área interna de 40 metros quadrados e possui 10 cabines equipadas com máquinas de solda multiprocesso e esmerilhadeiras para aulas práticas, além de um laboratório com seis máquinas de soldagem virtual e seis kits de inspetor de soldagem e detector de falhas para simulações.

Os participantes dos cursos do Via Rápida Emprego recebem R$ 150 de subsídio para transporte e R$ 100 para alimentação. Já os desempregados, sem seguro-desemprego ou beneficio previdenciário têm direito a R$ 210 de bolsa-auxílio mensal durante o período da capacitação.

Para se inscrever, o interessado deve preencher formulário no site www.viarapida.sp.gov.br e aguardar convocação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que irá verificar se o perfil do candidato se enquadra nos quesitos necessários para a seleção.

Desde que foi lançado, em 2011, o programa já atendeu mais de 190 mil pessoas com oferta de cursos nos 645 municípios paulistas. Em parceria com o Centro Paula Souza, o programa dispõe de três postos fixos e 29 unidades móveis. Saiba mais no portal www.viarapida.sp.gov.br.

Clique aqui para ver mais fotos