carregando...

Notícias

Notícias

Secretário participa da abertura da Bike Expo Brasil



02/08/2012

Secretário fala da importância das bicicletas para um mundo sustentável (Fabiano Guimarães/SDECT)

O secretário adjunto responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, participou nesta quinta-feira (02) da cerimônia de abertura da 7ª edição da Bike Expo Brasil 2012, no Pavilhão Vermelho da Expo Center Norte.

A feira reúne mais de 200 marcas nacionais e internacionais voltadas ao setor. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), o Brasil responde por 6% da produção mundial de bicicletas, com projeção de fabricação de 5,4 milhões de unidades em 2012.

De acordo com o secretário Quadrelli, o Governo de São Paulo é favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado. “O incentivo não é a utilização do veículo apenas para lazer, mas também para trabalho. O transporte não é poluente e traz qualidade de vida. Toda ação voltada ao setor ciclístico é fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável de São Paulo e merece o apoio de todos”, completa.

Sobre a Bike Expo Brasil
O evento, realizado pela Sampa Bikers – clube de ciclistas tradicional paulista – é o maior especializado na área em toda a América Latina. A feira multissetorial apresenta inúmeros itens em equipamentos, produtos e serviços e funciona como palco de novos lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes.

Ações voltadas ao setor
O Governo de São Paulo entregou mais 5 km de extensão da ciclovia do Rio Pinheiros este ano. Com 19 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), a ciclovia é a maior pista urbana fora de parques e já recebeu cerca de 500 mil ciclistas.

Atualmente, está, em operação, 45 bicicletários em estações de transporte coletivo que, juntos, oferecem 8.281 vagas. Outra medida é o Plano Cicloviário Metropolitano, que prevê a construção de 13 km de ciclovia, até 2014, nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano. A ciclovia terá como destino terminais de trens e ônibus, universidades e centros comerciais.

Ao longo da Linha 3-Vermelha do Metrô, a ciclovia Caminho Verde com 12,2 km de extensão, liga as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Outra ciclovia, que também está sendo ampliada, liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, com 15 km de extensão.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo