Secretário participa da abertura da 22ª Convecon

18/08/2011

Autoridades de vários estados participaram da solenidade no Mendes Convention

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, participou na última quarta-feira da abertura da 22ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. Com o lema “Contabilidade Global: Evolução Profissional”, o maior evento contábil do Estado de São Paulo é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP).

O presidente do CRC-SP, Domingos Orestes Chiomento, disse que a 22ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo pretende apresentar o retrato mais fiel da realidade contábil. “Se a Contabilidade brasileira, ao adotar as Normas Internacionais de Contabilidade deu um passo gigantesco, é necessário que o Contabilista faça o mesmo, atualizando-se, encarando seu mais novo perfil de profissional atuante, gestor, de Contabilista universal”.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, o ambiente de mudanças na Contabilidade requer atualização e capacitação. “O que esta Convenção de São Paulo, pelos temas abordados, fará muito bem.” Ele lembrou que a profissão vem adquirindo uma importância muito grande e que a América do Sul e o Caribe conseguiram formar um bloco normatizador, do qual ele foi escolhido presidente.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá parabenizou o CRC SP pela Convenção. “Não haveria tantos desmandos na administração pública se houvesse mais Contabilistas no governo”, disparou.

Encerrando a cerimônia de abertura, o secretário Paulo Alexandre Barbosa, afirmou que as bases sólidas da economia nacional de hoje se devem, em grande parte, ao trabalho dos profissionais Contabilistas. “Não podemos esquecer que hoje poder não é dinheiro. Poder é conhecimento”.

O ministro da Economia do governo Fernando Henrique Cardoso, o economista e engenheiro Pedro Malan, ministrou a palestra magna no primeiro dia da 22ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. O tema foi “O Processo de Convergência Rumo a um Padrão Internacional de Normas para Relatórios Financeiros: Onde Estamos?”. Malan traçou um panorama da aplicação das IFRS no mundo. O economista afirmou que o Brasil, ao adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, adquiriu um peso crescente entre as nações.

“Ao adotar padrões globalizados, as demonstrações contábeis são feitas com operações iguais às dos países que adotam as IFRS e tem como ganho a redução do custo de capital”.

A palestra, que teve a apresentação do professor Nelson Carvalho, foi focada no avanço das IFRS na Contabilidade mundial. Ele disse que os Estados Unidos deverão decidir ainda neste ano quando vão adotar o padrão das IFRS.

“Em 2001, 52% das maiores empresas mundiais eram americanas. Hoje, são 31%, então é natural que o governo dos Estados Unidos esteja propenso a adotar o padrão europeu de Contabilidade, a exemplo de centenas de países”.

A criação do CPC (Comitê de Procedimentos Contábeis), para Malan, mostrou a interação clara do Brasil com o resto do mundo. “O lema desta Convenção, ‘Contabilidade Global: Desenvolvimento Profissional’ traduz com perfeição o que se espera do profissional moderno: integração com o mundo aliado à capacidade profissional”.

Autoridades de vários estados participaram da solenidade no Mendes Convention em Santos, entre elas, a secretária de Economia e Finanças de Santos, Mirian Cajazeira Vasques Martins Diniz, que representou o prefeito João Paulo Tavares Papa; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; o presidente da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais), Francisco Antonio Feijó; o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar; o presidente do CRC SP na gestão 2008-2009 e atual vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sergio Prado de Mello, que representou os ex-presidentes do CRC SP; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará, Regina Célia Nascimento Vila Nova, representante dos presidentes dos CRCs do Brasil; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional; Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o conselheiro do CRC SP, José Joaquim Boarin.