Secretário integra comitiva em viagem à Espanha

20/05/2011

Comitiva brasileira durante visita a centro de gestão de mobilidade, em Madrid

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, esteve na Espanha, entre os dias 16 e 20 de maio, com uma comitiva composta por prefeitos da Baixada Santista, secretários de Estado e empresários para conhecer técnicas de aprimoramento de infraestrutura urbana e de cuidado com o meio ambiente.

O grupo se reuniu com representantes da Control Demeter/GRC (em português, Gestora de Resíduos da Construção) e visitaram o El Consorci (um consórcio empresarial que possui mais de 12 milhões de metros quadrados em áreas industriais na Zona Franca barcelonesa).

A Control Demeter (C&D) é especializada em desconstrução, descontaminação de solos e reciclagem de resíduos construtivos. Juntamente à GRC, gerenciou o trabalho pelo qual os escombros de construções feitas para a Olimpíada de 1992 fossem totalmente usados na ampliação do Porto de Barcelona, uma experiência única na Europa.

O grupo esteve também no Barcelona Activia, uma agência de desenvolvimento local que atua como uma incubadora de empresas, além de capacitar mão de obra. Na oportunidade, a comitiva visitou ainda o Distrito 22@, equivalente a um Plano Diretor, pois estabelece a conversão de antigos espaços industriais em centros de pesquisa e desenvolvimento e os integra a novas residências e áreas verdes.

Reunião em Madrid debateu assuntos de interesse da comitiva brasileira

Entre os membros da comitiva que viajou à Espanha, estão o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini; o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini; os prefeitos João Paulo Papa (Santos), Marcia Rosa (Cubatão), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Paulo Wiazowski Filho (Mongaguá), além dos secretários estaduais Davi Zaia (Emprego e Relações do Trabalho) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) e o deputado federal Beto Mansur.

Viajaram, também, o diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Marcos Aurélio Adegas; o secretário de Planejamento de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves; e o secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Benito Santiago Martinez Gonzalez. A visita faz parte do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon), promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e realizado pela Una Marketing de Eventos, com debates e palestras que ocorreram no Mendes Convention Center, em Santos.

Na ocasião, o consultor sênior do Global Barcelona Group, Jordi Serra, mostrou como a cidade se preparou para os Jogos Olímpicos de 1992 e de que forma aproveitou sua exposição, em nível internacional, para reverter a degradação urbana e expandir o turismo de lazer.