Secretário inaugura sede do Paula Souza e Etec Santa Ifigênia

05/08/2013

Fonte: SDECT

Nova sede do Centro Paula Souza, inaugurado pelas autoridades (Flavia Louzane / SDECT)Na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, inauguraram a nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. A cerimônia também contou com as presenças da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, dos govenadores José Serra e Alberto Goldman e outras autoridades.

O Estado investiu mais de R$ 85 milhões nas obras. Este valor inclui a construção da sede administrativa do Paula Souza e do prédio da Etec Santa Ifigênia além da recuperação e adaptação do imóvel que abriga o Centro de Capacitação de Professores.

O secretário Rodrigo Garcia enfatizou que o evento desta manhã marcou um símbolo para o ensino técnico. “Essa é uma obra pública que além de representar a grandiosidade do Paula Souza vai impactar o entorno do centro de São Paulo. Hoje, a população pede qualidade no ensino, e é isso que o Centro oferece a mais de 300 mil alunos, homens e mulheres, que recebem conteúdos adequados para atuarem no mercado de trabalho”, completa.

A escolha do local – um terreno de 6.680 m² – para a construção dos prédios teve como objetivo contribuir para a revitalização da região central da cidade de São Paulo. Os arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente do conselho da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), e Francisco Spadoni foram os criadores do projeto.

Nova sede
Após manter suas atividades por mais de 40 anos no prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para a Escola Politécnica da USP, no Bom Retiro, no início de junho a administração central do Centro Paula Souza se mudou para o bairro de Santa Ifigênia. A transferência se deu para atender às necessidades de expansão física da instituição.

As novas instalações – as primeiras públicas construídas recentemente na região – ocupam o quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, entre as Estações Luz e República do Metrô.

A sede do Centro Paula Souza está distribuída em um bloco com 8.418,65 m² de área construída que abriga subsolo, térreo, mezanino, quatro pavimentos destinados à área administrativa e um andar reservado ao restaurante.

No prédio ao lado – um edifício já existente que foi preservado das demolições, recuperado e adaptado – fica o Centro de Capacitação de Professores das Escolas Técnicas Estaduais ( Etecs).

Etec Santa Ifigênia
Na nova Etec Santa Ifigênia com os alunos do curso de gastronomia (Flavia Louzane / SDECT)Implantada no segundo semestre de 2012, a Etec iniciou suas atividades com o curso técnico de Cozinha. Neste ano, passou a oferecer o curso de Eventos. Ambos nos períodos da manhã e da tarde. São 310 os alunos matriculados na unidade.

O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um Centro de Hospitalidade para a Etec Santa Ifigênia. A parceria tem como proposta o investimento na formação dos jovens, considerando o crescimento do mercado tendo em vista os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Alguns dos equipamentos para o Centro de Hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A; e Valmar Global D.O.O. Entre os equipamentos estão fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios, sendo 3 de Cozinha, 1 Cozinha de Demonstração e 1 de Panificação, Doçaria e Chocolataria.

Entre os ambientes do bloco da unidade, que tem 10.698,22 m² de área construída, estão 19 salas de aula, outros 6 laboratórios (Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia, Recebimento e Limpeza e 2 de Informática), biblioteca e quadra poliesportiva.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 285 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.