carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário inaugura Parque de Sorocaba



04/06/2012

Secretário fala da importância do parque para a região de Sorocaba (Ruy Jobim Neto/SDECT)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, inaugurou nesta segunda-feira (04) o núcleo central do Parque Tecnológico Alexandre Beldi Netto, em Sorocaba. A cerimônia aconteceu durante a Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec 2012), que foi realizada no local. O novo espaço contará com 11 mil metros quadrados, divididos entre o centro administrativo, a incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, o parque terá o objetivo de incentivar o desenvolvimento tecnológico na região e ampliar a interação entre universidades, institutos de pesquisas e órgãos do setor público e privado. “Ele também estimulará a expansão de indústrias intensivas em conhecimento para fomentar o surgimento de novas empresas locais”, completa.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado numa área de 1,2 milhão de metros quadrados, na zona industrial norte da cidade. O acesso é feito pela Rodovia Castello Branco, com ligação direta ao centro pela nova Avenida Itavuvu. Até o momento foram investidos pelo Governo do Estado o total de R$ 13 milhões.

Segundo a coordenadora estadual de Ciência e Tecnologia, Désirée Zouain, o parque de Sorocaba terá um papel fundamental para a preservação ambiental da região. “Ele é associado ao parque municipal da biodiversidade, que além de possuir mais de 600 mil metros quadrados para preservação de mananciais, flora e fauna, ainda trabalha na realização de pesquisas ambientais” disse.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)

Criado em 2003, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

No Estado de São Paulo existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Dessas, 11 em discussão e 19 já credenciadas no SPTec, sendo uma com credenciamento definitivo: Parque Tecnológico de São José dos Campos e outras 18 com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie -Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, EcoTecnológico Dahma São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Sorocaba.

Incentivos fiscais

As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens ao ativo imobilizado.

Sobre a Conintec

A Conintec é um evento técnico - cientifico de nível internacional que reúne representantes dos parques tecnológicos do mundo inteiro. O encontro é marcado por apresentações de palestrantes especialistas em inovação tecnológica, sendo 15 nacionais e nove internacionais. Durante os três dias, instituições de pesquisa exibirão seus projetos e realizarão negociações com empresas interessadas.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo