carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário faz palestra no X Congresso Nacional de Estudos Tributários



04/12/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, participou, nesta quarta, (04/12), às 11h, no hotel Renaissance, na capital paulista, do painel “Tributação e Desenvolvimento”, no primeiro dia do “X Congresso Nacional de Estudos Tributários”, do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), que irá até a próxima sexta. Também fizeram parte da mesa, os professores da Universidade de São Paulo (USP), Clarice Von Oertezen, Estevaão Horvath e os professores  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC/SP), Tácio Lacerda Gama e Denise Lucena Cavalcante e o presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, Juarez Freitas.

Em sua palestra, o representante da pasta ressaltou o papel do Estado paulista no cenário econômico brasileiro e mundial, além de ações e programas voltados ao aumento da competitividade empresarial e inovação. “São Paulo contribui decisivamente para o crescimento do país. Ele responde por mais de 50% de toda produção científica nacional, mais de 1,6% do PIB é investido em pesquisa e desenvolvimento. Também contamos com a Investe SP, uma agência voltada  para a atração de negócios”, completa.

Para Rodrigo, São Paulo também apresenta vantagens competitivas importantes. “Temos uma infraestrutura com padrão de países desenvolvidos. Das 20 melhores rodovias brasileiras, 19 são paulistas. Contamos com o Porto de Santos, o maior terminal marítimo da América Latina, além de aeroportos regionais, hidrovias, ferrovias e dutos. O Estado possui o maior mercado consumidor da Nação, com 48,8% do consumo brasileiro. Também temos uma matriz energética 55% renovável, o que traz benefícios para a produção de energia com biomassa”, explica.

A educação superior e qualificação profissional também foram destacadas. De acordo com o secretário, as universidades, faculdades e escolas técnicas contribuem para o crescimento e empreendedorismo no Estado. “Contamos com renomadas instituições e maior rede gratuita de ensino técnico profissionalizante do país. Aqui formamos mão de obra capacitada para disputar as melhores vagas no mercado de trabalho”, ressalta.

O secretário ainda apontou a importância do encontro, para discutir as questões tributárias do Brasil. “Hoje vivemos uma guerra fiscal que pode prejudicar o País. São Paulo pratica a proteção fiscal. Procuramos no imposto interestadual creditar apenas o que foi pago para não conceder crédito que não existe”, completa.

Sobre o X Congresso
A décima edição do Congresso Nacional de Estudos Tributários, que acontece de 04 a 06 de dezembro, foi organizada pelo IBET, com  o objetivo de tratar assuntos extremamente importantes para o cenário tributário, em virtude dos acontecimentos internacionais que terão o Brasil como palco. A ideia é fixar a força do discurso, o relacionamento e a valorização do direito tributário aplicado.

Confira aqui mais fotos do evento. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo