carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário faz apresentação na Comissão de Ciência e Tecnologia da Alesp



27/11/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, apresentou,  nesta quarta-feira, (27/11), à Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de São Paulo,  as ações, programas e propostas voltadas ao avanço científico e tecnológico no Estado.  O encontro contou com a participação do presidente da Comisão,  Deputado Gilson de Souza e dos parlamentares Orlando Bolçone, Vitor Sapienza, Célia Leão, Rafael Silva, Carlos Pignatari, Campos Machado e Barroz Munhoz.
 
Durante a exposição, Rodrigo ressaltou o papel de destaque  do Estado na promoção de ciência e Tecnologia. “São Paulo responde por 50% de toda a produção Científica Nacional. Cerca de 1% do total arrecadado de ICMS é aplicado em financiamento direto de pesquisa e tecnologia. Em 2011, 1,60% do PIB paulista foi investido em Pesquisa e Desenvolvimento. Aqui temos as principais universidades do Brasil e importantes institutos de pesquisa”, completa.
 
O secretário também abordou os programas da SDECTI, voltados ao tema da discussão. “Desde 2006, contamos com o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, hoje já são 28 localidades em todo território paulista que buscam a implantação desses empreendimentos. Temos ainda os Centros de Inovação, locais que reúnem um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, além da interação com as universidades”, fala.
 
Outra questão levantada foi o mapeamento das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica no Estado. “Esse estudo permitirá o planejamento estratégico para o fortalecimento da Rede Paulista de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (RPITec). Das 34 incubadoras mapeadas, sete já estão credenciadas na RPITec. Com o diagnóstico, será possível identificar os desafios e discutir ações para o desenvolvimento das empresas, além de atrair novos empreendimentos para a rede”.
 
O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado (Concite), instalado no último dia 13, pelo Governador Geraldo Alckmin também esteve entre a pauta central. O Concite tem o objetivo de assessorar o governador na implantação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e definir prioridades para investimento de recursos estaduais, federais e privados. Ele irá propor ações direcionadas à modernização das entidades de fomento.

De acordo com Rodrigo, a reformulação do Conselho é o primeiro passo na construção do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo. “Vamos formular um plano de ação estratégico, com metas, prioridades e indicadores de desempenho, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e científico de São Paulo nos próximos 20 anos”, completou.

Clique aqui e confira mais fotos do evento. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo