Secretário fala sobre ações da pasta no SP Chat

28/01/2010

Durante 30 minutos de entrevista, secretário respondeu perguntas feitas por internautas

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, participou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, do SP Chat, a sala virtual de entrevistas do Portal do Governo do Estado de São Paulo, que recebe semanalmente um secretário ou integrante da equipe técnica do governo, para responder em tempo real perguntas enviadas por internautas.

Durante os 30 minutos de entrevista, o secretário falou sobre programas do governo voltados a Arranjos Produtivos Locais (APLs), parques tecnológicos, medidas de incentivo à atividade econômica, expansão da rede de ensino técnico e tecnológico no Estado, entre outros assuntos. Confira a íntegra no http://chat.saopaulo.sp.gov.br.

No início do bate-papo, questionado pelos internautas sobre o ensino técnico, o secretário ressaltou a "altíssima" empregabilidade das Escolas Técnicas. "A cada cinco formandos, quatro estão empregados após um ano de concluir o curso", afirmou. Ele ressaltou ainda a qualidade do ensino médio oferecido pelas Etecs. "No Enem de 2008, das 50 melhores escolas públicas estaduais do Brasil, 38 foram Etecs", disse.

Ainda em relação ao ensino técnico, o secretário respondeu questões sobre os investimentos do Centro Paula Souza na zona leste de capital, que já conta com 16 Etecs. "São Mateus terá também a sua Etec. Carrão, na Radial Leste, vai ter uma das maiores escolas de São Paulo", destacou. Alckmin também falou da Fatec de Itaquera, que será construída. "Estamos ampliando a oferta de cursos técnicos. Fizemos um convênio com a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo, que vão oferecer cursos profissionalizantes nas escolas da rede estadual e nos CEUs", comentou.

Sobre os parques tecnológicos, o secretário disse que existem 11 iniciativas com credenciamento provisório no sistema paulista. "Os parques não são monotemáticos, mas eles têm um foco. No projeto de Santos, por exemplo, a prioridade é o petróleo", ressaltou.

No SPChat, o secretário mostrou ainda como se forma um Arranjo Produtivo Local. "É quando existe um setor com 100, 200 empresas atuando na mesma cadeia produtiva", explicou. Atualmente, São Paulo conta com 24 APLs. Em Birigui, por exemplo, há um APL em torno do setor de calçados. Para Alckmin, além da Etec de Birigui, que conta com cursos voltados ao setor calçadista, uma das ações mais importantes no APL da região é o Programa de Melhoria de Competitividade, que apoia as empresas da região, para reduzir custos e aprimorar a tecnologia. "Enfim, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade do sapato e conquistar mais mercado", afirmou.

Durante a entrevista, ele também respondeu dúvidas de internautas sobre a relação entre desenvolvimento e meio ambiente. "Esse é o nosso desafio: a sustentabilidade. É possível, sim, através de uma lei de uso do solo adequada, de um zoneamento ecológico, de um trabalho permanente, conciliar desenvolvimento e meio ambiente", reiterou. Como exemplos, o secretário citou o entendimento alcançado pelo governador José Serra para reduzir as queimadas de cana-de-açúcar e também a construção da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, que conquistou o ISO 14.001 de gestão ambiental.

Sobre o SP Chat
Em novembro de 2009, a Secretaria de Comunicação lançou o SP Chat. Trata-se de um bate-papo semanal ao vivo entre internautas e um integrante do Governo de SP, discutindo temas de interesse público e esclarecendo dúvidas da população.

O primeiro chat foi realizado com o secretário do Meio-Ambiente, Xico Graziano, que falou sobre temas como diminuição das queimadas, proteção e recuperação dos mananciais, programa Município Verde Azul, entre outros.

Os secretários Guilherme Afif Domingos, de Emprego e Relações do Trabalho, e Bruno Caetano, de Comunicação, além do diretor do Procon-SP, Robson Campos, também já participaram do SP Chat. O coronel Del Bel, da PM, falou da Operação Verão, no último chat do ano. O primeiro de 2010 teve a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio. O próximo SP Chat será realizado no dia 3 de fevereiro, e contará com a presença do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas(Ipem-SP), Fabiano Marques de Paula.