Secretário entrega relatório do Patem ao prefeito de Águas da Prata

05/09/2013

Secretário durante entrega do estudo ao prefeito de Águas da PrataO Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Rodrigo Garcia, entregou nesta quinta, (05/09), ao prefeito de Águas da Prata, Samuel Binati, o relatório técnico final da análise das condições de estabilidade de blocos rochosos em encosta de morro nas proximidades da área urbana da Estância Hidromineral do município. O estudo foi realizado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio de recursos disponibilizados pelo Programa Estadual de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Também participou do encontro, o vereador Ângelo Roberto de Oliveira.

De acordo com Rodrigo Garcia, esse relatório é essencial para diagnosticar a atual situação do local. “Agora, a prefeitura poderá seguir as recomendações necessárias para a estabilidade dos blocos. O estudo foi realizado por técnicos do IPT, um dos mais renomados institutos do Brasil. A Pasta está à disposição para novas parcerias”, acrescenta.

Para a execução do trabalho, que teve duração de dois meses, foi investido o total de R$ 59.429,20.  A SDECT fez um aporte de R$ 58.429,20 e a Prefeitura Municipal ofereceu em contrapartida de R$ 1.560,00. O relatório avaliou a situação atual de risco de movimentação de blocos rochosos, considerando as alterações realizadas pelas obras da prefeitura local, que visavam minimizar a situação de risco anteriormente existente.

Em 2003, o IPT realizou estudos prévios de análise de estabilidade de blocos nessa região, que foram seguidos pela prefeitura municipal. O novo levantamento aponta que seja realizada uma pequena estrutura de contenção na base de um dos blocos.

Sobre o Patem
 O programa financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais.

O trabalho executado pelo Patem abrange as seguintes áreas: uso do solo, recursos minerais e água subterrânea, infraestrutura pública, distritos industriais e de serviços, e dinâmica socioeconômica municipal. Criado em 1989, já foram investidos R$ 19 milhões em mais de 500 atendimentos em todo o Estado.

Como funciona
Quando o município tem um problema que necessita de avaliação técnica do IPT, a prefeitura deve enviar ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (SDECT) relatando o tipo de situação a ser examinada. Se a solicitação atender às exigências do Patem, prefeitura e secretaria celebram o convênio.

Os técnicos do IPT visitam o município para levantar as informações necessárias para produção do diagnóstico, apontando problemas e as medidas necessárias para solucioná-los. O programa não repassa recursos para a realização de obras. Mais informações na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da SDECT pelo telefone (11) 3218-5735 / 5734.