Secretário entrega novas instalações em Itanhaém

25/11/2011

Secretário Paulo Alexandre Barbosa inaugura novas instalações da Etec

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, entregou oficialmente nesta sexta-feira, 25, a reforma da Escola Técnica Estadual (Etec) de Itanhaém. A cerimônia contou com a participação da diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, e da diretora da Etec, Fabiana Golz.

A obra recebeu mais de R$ 2,2 milhões em investimentos. Entre os diversos serviços realizados estão a revisão completa da cobertura do prédio, do piso da quadra poliesportiva e das instalações elétricas e hidráulicas; a ampliação da biblioteca e do auditório; adaptações de acessibilidade nos sanitários, instalação de elevador; além da pintura da unidade. Entre 2007 e 2011, foram aplicados cerca de R$ 500 mil em mobiliário e equipamentos.

“É uma alegria participar da entrega desta Etec reformada, pois o Governo de São Paulo investe muito na qualificação profissional através do Centro Paula Souza. São mais de 223 mil alunos matriculados em Etecs no Estado, muitos gostariam de estudar em cursos como esses, com o vestibulinho tão concorrido. Por isso, os que tem a oportunidade devem aproveitar ao máximo a chance”, disse o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Secretário e diretora do Centro Paula Souza com autoridades de Itanhaém

Implantada no segundo semestre de 2006, como classe descentralizada da Etec Adolpho Berezin, a escola de Itanhaém iniciou suas atividades com dois cursos técnicos: Hidrologia (na época denominado Recursos Hídricos) e Saneamento. A unidade se tornou Etec em 2007, com a assinatura de seu decreto de criação.

Atualmente, 646 alunos estão matriculados na Etec, sendo 239 no Ensino Médio e 407 divididos entre os cursos técnicos de Administração, Hidrologia, Informática para Internet, Saneamento e Secretariado.

O Vestibulinho para o 1º semestre de 2012 teve 980 inscritos para disputar as 240 vagas. Neste processo seletivo, a novidade foi a oferta de dois cursos integrados ao Ensino Médio: Administração (5,9 candidatos por vaga) e Informática para Internet (8,1 c/v). O exame aconteceu no último domingo, 20 de novembro. A lista de classificação geral será divulgada no dia 18 de janeiro.

Além de Itanhaém, a Região da Baixada Santista tem escolas técnicas nos municípios de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Bertioga e Peruíbe já contam com classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec – e têm previsão de se tornarem Etecs assim como Santos, que deve ganhar sua terceira unidade.