Secretário discute apoio a cooperativas de SP

12/01/2012

Secretário e presidente da Fetracesp discutem futuro espaço para cooperativas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Paulo Alexandre Barbosa, reuniu-se nesta quinta-feira, 12 de janeiro, na sede da Pasta, com a presidente da Federação dos Trabalhadores Cooperados no Estado de São Paulo (Fetracesp), Sandra Campos. No encontro foram discutidos programas de apoio ao setor, já que em 2012 foi declarado o ano internacional das cooperativas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também participaram da reunião o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, José Roberto Cunha e a assessora técnica, Sueli Cavalhero.

Entre os temas, foi abordada a possibilidade de abertura do primeiro espaço empresarial de cooperativas. Nele poderão ser oferecidos cursos para capacitar a mão de obra e desenvolver técnicas inovadoras de produção, por meio de uma parceria com a prefeitura da cidade.

Sendo assim, a secretaria transferia os recursos para a aquisição dos equipamentos, maquinários e softwares indispensáveis para o funcionamento dos espaços de uso coletivo. Em contrapartida, a prefeitura disponibilizaria o local para instalação da iniciativa, além de buscar parceiros, como instituições e cooperativas, que compreendam a demanda e oferta de negócios de acordo com o perfil vocacional da região.

Segundo o secretário, além do projeto de um espaço empresarial será estudada a viabilidade de apoio do programa Via Rápida Emprego. “Além da qualificação profissional, a iniciativa do Governo do Estado servirá para orientar a atuação dos trabalhadores de cooperativas”, acrescenta.