carregando...

Notícias

Notícias

Secretário discute ações afirmativas para negros



28/01/2013

Ações buscam beneficiar inserção do jovem negro no mercado de trabalho (Ismael Vieira/SDECT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, reuniu-se hoje (28), com o presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior (UniPalmares), José Vicente, para discutir os assuntos referentes às Ações Afirmativas para Negros do Estado de São Paulo.


As ações apresentadas na reunião buscam beneficiar o jovem negro a ingressar no mercado de trabalho após a sua formação acadêmica. Entre elas, a SDECT estuda uma proposta para a criação de uma Incubadora Temática Afrodescendente, que abrigará empresas relacionadas a cultura afrodescente. “A ideia é que as empresas sejam estimuladas a contratar funcionários afrodescendentes. O Governo do Estado trabalha sempre voltado para a inclusão social”, ressalta o secretário Quadrelli.

Participaram também o coordenador do Programa Univesp, Carlos Vogt, o presidente do Conselho Diretor do CIEE nacional, Ruy Altenfelder, os coordenadores da SDECT do Ensino Superior, João Carlos Ferrari, e de Desenvolvimento Regional, José Roberto de Araújo Cunha e representantes do Banco do Povo Paulista, Fundap e Secretaria da Justiça.

Programa de Inclusão Social nas Universidades Estaduais Paulistas
O Programa tem como objetivo o estabelecimento de um regime de metas para o incremento das matrículas no ensino superior de estudantes oriundos de escolas públicas e, dentre esses, de negros, pardos e indígenas.

Segundo a proposta, ao menos 50% das matrículas em cada curso e em cada turno deverão ser ocupadas por alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta meta, o percentual de negros, pardos e indígenas deverá ser, também no mínimo, 35% - valor verificado para a população do Estado de São Paulo no Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE. As metas deverão ser atendidas ao longo de três anos a partir de 2014.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo