Secretário descerra placa da Etec de Monte Alto e anuncia novo curso

26/03/2014

Na tarde desta quarta-feira, 26 de março, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, descerraram a placa da Escola Técnica Estatual (Etec) Alcides Cestari, de Monte Alto e anunciaram o curso e a construção do laboratório de Eletroeletrônica. Após a cerimônia, o secretário se reuniu com diretores de escolas técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologias (Fatecs) da região.

A escola técnica, que iniciou suas atividades no 2º semestre 2011, atualmente mantém 391 alunos matriculados, sendo 160 no Ensino Médio e 231 distribuídos em três cursos técnicos: Administração, Marketing Integrado ao Ensino Médio (novidade deste semestre) e Segurança do Trabalho.

Na parceria para implantação da unidade, coube à Prefeitura a construção do prédio da Etec que abriga, entre outros ambientes, 6 salas de aula , 4 laboratórios (Ciências, Informática, Gestão e Segurança do Trabalho), auditório com capacidade para 120 pessoas, biblioteca, 9 salas administrativas / pedagógicas, além da quadra poliesportiva e vestiários. O Estado fez um repasse de R$ 1,8 milhão para as obras e investiu mais de R$ 240 mil em mobiliário e equipamentos entre 2011 e 2013.

O curso de Eletroeletrônica e seu laboratório estão previstos para ser implantados a partir de 2015. A modalidade é uma das principais reivindicações da cadeia produtiva local, já que o município é o maior polo industrial da região.

O estudante do curso de Eletroeletrônica poderá  planejar serviço de manutenção e instalação e realizar manutenções preventivas e corretivas. O profissional também poderá preparar documentação técnica e fazer a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, além de projetar sistemas de acionamento e controle e  propor o uso eficiente de energia elétrica.

A cidade de Monte Alto integra a Região Administrativa de Ribeirão Preto que conta com outras 5 Etecs –  localizadas em  Guariba, Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Serrana –   e 2 Faculdades de Tecnologia estaduais (Fatecs), situadas em Jaboticabal e Sertãozinho. Outras duas unidades estão previstas até 2015: uma Etec em Jardinópolis e uma Fatec em Ribeirão Preto.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Confira as fotos do evento aqui.