carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário conhece áreas de pesquisa do Ipen



02/02/2011

Superintendente do Ipen mostra maquete do irradiador multipropósito do instituto

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Guilherme Afif Domingos, visitou nesta terça-feira, 1° de fevereiro, as instalações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares do Estado de São Paulo (Ipen). O objetivo do encontro foi conhecer as áreas de atuação e os novos projetos do instituto.

Acompanhado do secretário-adjunto Pedro Jehá e do superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Júnior, o vice-governador visitou o Espaço Cultural Marcello Damy, que sedia a exposição “O Ipen e sua história”, e assistiu a uma apresentação do superintendente sobre as áreas de pesquisa em que o Ipen se destaca.

Vieira Júnior ressaltou a importância do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, no interior de São Paulo, em uma área cedida pela Marinha e pelo governo do Estado de São Paulo. O projeto pretende desenvolver um polo de tecnologia na região. O RMB permitirá ao País produzir molibdênio, matéria-prima para os geradores de tecnécio, produto de fundamental importância na área de medicina nuclear e empregado em mais de 80% dos diagnósticos.

Vice-governador observa projeto que irá criar um polo de tecnologia em Iperó

Patentes e inovação tecnológica também foram temas da apresentação, que mostrou o instituto em números e ressaltou a importância de áreas como radiofarmácia, células a combustível, lasers, entre outras. A formação e o alto nível de especialização do corpo técnico foi outro assunto destacado pelo superintendente.

O instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, gerido técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Também é associado à Universidade de São Paulo (USP) para fins de ensino e pós-graduação.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo