carregando...

Notícias

Notícias

Secretário assina protocolo para implantação de Centro de Inovação em Barueri



18/09/2013

Secretário assina protocolo com prefeito de BarueriO secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, assinou nesta quarta feira o protocolo de intenções para a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo. A cerimônia de assinatura aconteceu na Secretaria da Segurança Pública e contou com a participação do prefeito do município, Gil Arantes.

“Barueri deve ser uma das primeiras cidades do Estado a receber o Centro de Inovação Tecnológica. Com o interesse na implantação desse espaço, o município está mostrando todo seu empreendedorismo, acelerando assim o desenvolvimento da região”, disse Rodrigo Garcia.

Pela iniciativa de solicitar o documento para a concretização de um Centro de Inovação, o município de Barueri será inscrito na VIII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O prêmio contemplará prefeitos municipais de todo País, que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do município.
 
Centro de Inovação Tecnológica
Os Centros de Inovação Tecnológica são indicados para cidades e regiões que não têm infraestrutura suficiente e necessária sob o ponto de vista de universidades, centros de pesquisa, de formação e capacitação de mão-de-obra, bem como de atividade econômica.

Nesses centros podem ser operados laboratórios de desenvolvimento tecnológico, serviços de apoio tecnológico e para certificação da qualidade.

Podem ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado de São Paulo e estar associados às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Como essas iniciativas ainda não são especificadas em programas e ações de governo, nesta primeira fase, estão sendo apoiados os estudos para diagnóstico e planejamento dos Centros, uma vez que as Prefeituras não possuem, em suas estruturas, especialistas que possam estruturar projetos deste tipo.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 25 iniciativas para a instalação de Centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia, Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicpal do Vale do Paranapanema, Franca , Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho, Socorro, Tatuí, Votuporanga.



 
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo