Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação no Guarujá

04/12/2013

O futuro espaço  deverá ser voltado para os setores naútico, naval e portuário. A localização será definada após estudo técnico

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, e a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assinaram nesta quarta-feira, 04 de dezembro, na sede da Pasta, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada no litoral Sul do Estado. Também participaram do encontro os secretários municipais de Desenvolvimneto Econômico e Portuário, Adilson de Jesus, o de Turismo, José Carlos Rodrigues e o Adjunto de Desenvolvimneto Tecnológico e Logístico, Adilson Cabral.

De acordo com Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é o primeiro passo para implantação da iniciativa. “Em 2014 vamos realizar um convênio para diagnóstico da situação econômica local,identificar as oportunidades e desafios para instalação do centro. O espaço deverá oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas da região, voltadas aos setores naútico, naval e portuário”, completou.

Para a prefeita, o Centro de Inovação do Guarujá é uma medida muito produtiva. “Na atual gestão colocamos a ciência, tecnologia e inovação entre as prioridades. Todos envolvidos nao projeto estão com uma enorme expectativa. Acreditamos que esse Centro contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do município ”, explica.

Centro de Inovação Tecnológica

O centro concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.
Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia,Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca , Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho,Socorro, Tatuí, Votuporanga.

Clique aqui e confira mais fotos do encontro.