carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação em Jundiaí



28/11/2013

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, assinaram nesta quinta-feira, 28 de novembro, na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada no interior paulista. Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento, Marcelo Cereser, o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços da Prefeitura, Edison Severo Maltoni e o diretor do Ciesp Jundiaí, Maritius Reisky Dubnitz.

De acordo com o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é um passo importante para implantação da iniciativa. “No primeiro semestre de 2014 deverão ser realizados convênios com cinco municípios para a instalação de Centros de Inovação. O empreendimeto reunirá em um mesmo local incubadoras, serviços de apoio tecnológico às empresas e contará com a interação dos centros de pesquisa e universidades”, ressaltou.

Segundo o prefeito Bigardi, o Centro trará ainda mais desenvolvimento. “O município está em processo de crescimento. Recentemente firmamos uma parceria com o governo alemão voltada ao estudo para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Dos 90 projetos apresentados no Programa Novas Parcerias – NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada e busca agora ser modelo para toda a América Latina”, explica.

Na ocasião, Rodrigo também ressaltou as ações do Governo do Estado direcionadas à Inovação. “Em 13 de novembro, o governador Geraldo Alckmin instalou o novo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Ele foi reformulado e agora conta com 21 membros incluindo grandes empresários. Com o envolvimento dos centros de pesquisa, universidades e setor produtivo, vamos criar um plano de ação estratégico, com metas, prioridades e indicadores de desempenho, que promoverá o desenvolvimento econômico e científico de São Paulo nos próximos 20 anos”, completou.

Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia,Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca , Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho,Socorro, Tatuí, Votuporanga.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo