Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação em Jundiaí

28/11/2013

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, assinaram nesta quinta-feira, 28 de novembro, na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada no interior paulista. Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento, Marcelo Cereser, o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços da Prefeitura, Edison Severo Maltoni e o diretor do Ciesp Jundiaí, Maritius Reisky Dubnitz.

De acordo com o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é um passo importante para implantação da iniciativa. “No primeiro semestre de 2014 deverão ser realizados convênios com cinco municípios para a instalação de Centros de Inovação. O empreendimeto reunirá em um mesmo local incubadoras, serviços de apoio tecnológico às empresas e contará com a interação dos centros de pesquisa e universidades”, ressaltou.

Segundo o prefeito Bigardi, o Centro trará ainda mais desenvolvimento. “O município está em processo de crescimento. Recentemente firmamos uma parceria com o governo alemão voltada ao estudo para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Dos 90 projetos apresentados no Programa Novas Parcerias – NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada e busca agora ser modelo para toda a América Latina”, explica.

Na ocasião, Rodrigo também ressaltou as ações do Governo do Estado direcionadas à Inovação. “Em 13 de novembro, o governador Geraldo Alckmin instalou o novo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite). Ele foi reformulado e agora conta com 21 membros incluindo grandes empresários. Com o envolvimento dos centros de pesquisa, universidades e setor produtivo, vamos criar um plano de ação estratégico, com metas, prioridades e indicadores de desempenho, que promoverá o desenvolvimento econômico e científico de São Paulo nos próximos 20 anos”, completou.

Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia,Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca , Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho,Socorro, Tatuí, Votuporanga.