Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação em Jaboticabal

06/02/2014

Secretário  e prefeito de Jabotical, Raul Girio, assinam protocolo de intenções para a instalação de Centro de Inovação no municípioO secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Jaboticabal, Raul Girio, assinaram nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada no interior paulista. Também participaram da reunião os assessores da Pasta, Paulo Delgado e Tatiane Rodrigues, além do secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Jabotical, Valdemir Lutti.

De acordo com o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é o primeiro passo para implantação da iniciativa. “A próxima etapa será a consolidação de um convênio para diagnosticar a situação econômica local,identificar as oportunidades e desafios para instalação do centro, que deve oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas. É importante que a prefeitura foque em um plano de referência voltado aos setores que serão contemplados”, completou.

Segundo o prefeito Raul Girio, o Centro de Inovação de Jaboticabal envolverá setores públicos, universidades e empresas. “O município com mais de 80 mil habitantes, possui setores econômicos diversificados, como o agrícola, industrial e o farmacêutico voltado para produto veterinário. Ter um centro responsável pela interação de representantes dos variados segmentos fortalecerá ainda mais a economia e o desenvolvimento regional”, ressaltou.

Para Rodrigo Garcia, a ciência e tecnologia está entre as premissas do Governo. “Vamos criar o Sistema Paulista de Ambiente de Inovação, que reunirá ações das incubadoras, centros de inovação, núcleos e parques tecnológicos para fortalecer ainda mais o desenvolvimento paulista”, explica.

Centro de Inovação Tecnológica

O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, além de ser um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.