Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação em Araraquara

28/11/2013

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, assinaram nesta quinta-feira, 28 de novembro, na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada na região central de São Paulo. Também participou do encontro o secretário Municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho.

Para o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é o primeiro passo para implantação da iniciativa. “Pretendemos até o primeiro semestre de 2014 realizar um convênio para diagnóstico da situação econômica local,identificar as oportunidades e desafios para instalação do centro, que deve oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas”, completou.

Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, o Centro de Inovação de Araraquara será voltado para os setores ferroviário, têxtil, metal mecânico e de fármacos. “Com mais de 200 mil habitantes, o município é um dos polos regionais mais importantes do Estado, com vocação para esses segmentos”, explica.

Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia,Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca , Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho,Socorro, Tatuí, Votuporanga.