Secretário assina parceria com presidente da Apas

28/08/2012

Secretário assina protocolo de intenções com presidente da Apas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, reuniu-se nesta terça-feira, 28 de agosto, na sede da Pasta, com o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Carlos Galassi, para a assinatura de um protocolo de intenção que visa a ampliação da parceria entre o Governo do Estado e a entidade.

Com o acordo, a Apas vai auxiliar na indicação de cursos de qualificação do Via Rápida Emprego para atender a demanda de mão de obra no ramo de supermercados, além de possibilitar o encaminhamento dos formados para vagas disponíveis nas empresas associadas à entidade.

O secretário explicou que a união entre a iniciativa privada e o setor público vai agilizar ainda mais a inserção do desempregado no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de renda. “Quando a pessoa faz o curso e já arruma emprego, fica estimulada a trabalhar e a continuar se qualificando para conquistar seu espaço e aumentar seus rendimentos”, frisou.

Segundo o presidente da Apas, o ramo de supermercados possui vagas disponíveis, mas existe dificuldade em encontrar profissionais capacitados. “Sempre tive interesse em investir no treinamento, formação e desenvolvimento de pessoas, pois é onde vejo que o setor pode fazer diferença. Existem oportunidades em áreas como padaria, confeitaria, rotisseria, açougue, hortifruti e frios. Quem se formar nesses segmentos será contratado”, completou.

Até o final do ano, serão oferecidas 2.398 vagas no programa Via Rápida Emprego relativas ao setor, em 65 municípios, sendo:

•Almoxarife e repositor de mercadorias – 1740 vagas
•Cozinheiro geral – 180 vagas
•Confeitaria básico – 288 vagas
•Almoxarife e estoquista – 60 vagas
•Auxiliar de cozinha – 70 vagas
•Confeitaria artesanal – 60 vagas

Participaram também do encontro: o gerente de relações institucionais da Apas, Rogério Mioto, a gerente de treinamento, Cintia Merini, o assessor jurídico da coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, João Mota Júnior, e o assessor André Falchi Bueno.

Sobre o Via Rápida Emprego
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Neste segundo semestre, o Via Rápida passa a disponibilizar mais 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br/