Secretário anuncia projetos para a Baixada Santista

04/10/2011

Secretário destacou expansão dos cursos do Centro Paula Souza na região

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta terça-feira (4), durante o primeiro dia da 6ª edição do Fórum Brasileiro de Comércio Exterior e Logística (Brasil Comexlog), em Santos, as prioridades do Governo do Estado para a Região Metropolitana da Baixada Santista. Na oportunidade, ele reforçou a importância da expansão dos ensinos técnico, tecnológico e profissionalizante para a promoção do crescimento econômico sustentável.

Paulo Alexandre Barbosa participou do painel “Agenda Político-Econômica para o Futuro da Baixada Santista”, onde debateu medidas de estímulo ao desenvolvimento do setor portuário, obras nas áreas de transporte e logística e ações que vêm sendo feitas pelo Governo do Estado para ampliar a qualificação da mão de obra.

De acordo com o secretário, a Baixada Santista será a região do Brasil que mais irá se desenvolver nos próximos anos, por conta dos investimentos previstos nos setores de energia, logística portuária e construção civil. "Para transformar as oportunidades em prosperidade é preciso haver um planejamento bem estruturado e articulado entre as diferentes esferas de governo. É importante somar esforços para colocar em prática projetos que tragam melhores condições de vida para as pessoas", afirmou.

Durante a sua fala, o secretário citou a expansão dos cursos do Centro Paula Souza na região, com destaque para a criação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) no imóvel que abrigava a Hospedaria dos Imigrantes, no centro de Santos, além da construção da nova sede da Escola Técnica (Etec) de Guarujá, no Distrito de Vicente de Carvalho, e o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2012, de uma Etec na Zona Noroeste, na Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão.

O início das aulas, no próximo ano, do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade de São Paulo (USP), que será realizado em Santos, também foi lembrado pelo secretário. Há a previsão ainda de um curso de Gestão em Portos para o segundo semestre.

O painel também contou com a participação da  diretora-técnica da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Débora Blanco, do secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, Sérgio Aquino, e do jornalista Paulo Shiff.

Sobre o evento
O Fórum Brasileiro de Comércio Exterior e Logística (Brasil Comexlog) é uma realização da TV Band Litoral, em parceria com a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). Em sua sexta edição, o encontro pretende debater, durante os dias 4 e 5 de outubro, temas ligados ao avanço brasileiro no comércio internacional, como o cenário global e as relações comerciais do Brasil com outras nações, a atual política brasileira de comércio exterior (barreiras tarifárias e incentivos), portos secos na cadeia logística e zonas de apoio logístico, além de sustentabilidade como requisito logístico e a  agenda político-econômica para o futuro da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O encerramento do evento será marcado pela entrega do Prêmio Logística Brasil. O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores empresas que colaboram para o funcionamento e o desenvolvimento do Porto de Santos. Os vencedores são escolhidos por meio de votação no site www.forumbrasilcomex.com.br.