Secretário anuncia nova Fatec e mais de R$ 5 mi em recursos

03/11/2011

Paulo Alexandre anunciou também a criação de novas vagas do Via Rápida em 2012

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (4) mais de R$ 5 milhões em recursos do Governo do Estado de São Paulo para a Região de Alta Nova Paulista. Paulo Alexandre confirmou ainda a construção de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Adamantina, que funcionará a partir de 2013 e atenderá todos os municípios da região.

Os anúncios fizeram parte da 6ª edição do Acelera São Paulo - iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) - realizada no município de Osvaldo Cruz. Na ocasião, o secretário Paulo Alexandre anunciou também a criação de novas vagas do programa Via Rápida Emprego, em 2012, e da Agência de Desenvolvimento Regional da Nova Alta Paulista e do Pontal do Paranapanema, a partir da elaboração do Estudo de Desenvolvimento Regional - viabilizado por meio de um protocolo de intenções assinado com prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista.

“O encontro representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios,levando às cidades ações e recursos que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento econômico do Estado”, explica o secretário.

Prefeitos da região assinaram protocolo de intenções para elaboração de estudo

Os encontros do Acelera São Paulo estão percorrendo todo o Estado, dividido em 18 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais.

Dentre os temas debatidos estiveram propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacou as ações do Governo do Estado voltadas para a capacitação de mão de obra, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao micro e pequeno empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior e a atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 30 municípios: Adamantina, Arco Íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau D´Alho, Tupã e Tupi Paulista.