Secretário anuncia mais de R$ 1,5 mi para a Região de Ourinhos

02/03/2012

Secretário anunciou também a implantação de espaços empresariais (Cibele Marques/SDECT)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (2), durante a realização do Acelera São Paulo, em Ourinhos, R$ 1,6 milhão em investimentos do Governo do Estado para a região. Entre as medidas, esteve a assinatura de um protocolo de intenções com a UMMES – União dos Municípios da Média Sorocabana - para a elaboração de um Planejamento Estratégico Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Ipaussu – totalizando R$ 540 mil; a contratação de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), visando o combate de enchentes e levantamento de áreas de risco em Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo; além da adesão de nove municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Na área do ensino profissionalizante, foram anunciadas salas descentralizadas – que passarão a funcionar a partir do segundo semestre - nos municípios de Chavantes, Espírito Santo do Turvo e Timburi, e a implantação dos cursos de Transações Imobiliárias na ETEC de Ourinhos e de Segurança do Trabalho na ETEC de Santa Cruz do Rio Pardo. Também foram disponibilizados R$ 760 mil em cursos do programa Via Rápida Emprego para a criação de 304 vagas nos municípios de Canitar, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Ourinhos, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado (Cibele Marques/SDECT)
Outro anúncio importante para toda a região de Ourinhos se referiu à assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a UMMES – União dos Municípios da Média Sorocabana, visando a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Fortalecimento da Competitividade e Inovação. O centro pode se tornar um embrião para um futuro Parque Tecnológico.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 15 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. Ourinhos recebeu a 13ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição serão contemplados 12 municípios: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.