Secretário anuncia investimentos para o Grande ABC

06/02/2012

Paulo Alexandre falou sobre a importância do Plano de Mobilidade Regional (SDECT)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, esteve nesta segunda-feira (6), em Santo André, para mais uma edição do Acelera São Paulo. Na ocasião, Paulo Alexandre se reuniu com prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para anunciar uma série de ações e investimentos do Governo do Estado de São Paulo que vão beneficiar toda a região.

Na ocasião, foi discutido, dentre outros assuntos, a importância do Plano de Mobilidade Regional – estudo, cujo convênio no valor de R$ 1 milhão foi assinado em 28 de dezembro, sendo R$ 800 mil provenientes do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e, R$ 200 mil, contrapartida do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Segundo o secretário Paulo Alexandre Barbosa, o objetivo do plano é contribuir para uma melhor circulação viária e a otimização dos transportes públicos, além da inclusão social e a acessibilidade. "O projeto vai trabalhar com um cenário para os próximos 15 anos. A região do grande ABC é responsável por 15% do total de viagens diárias realizadas em toda a metrópole, o que representa um fluxo de 5,6 milhões por dia", acrescenta.

Por meio do estudo será realizado um diagnóstico e indicação de ações de mobilidade urbana para os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além das conexões com as cidades vizinhas. Entre as metas estão: a integração do sistema de transporte público da região; o incentivo do uso de ciclovias para transporte de pequenos trajetos; a qualificação da infraestrutura do transporte não motorizado; a melhora da circulação viária; o gerenciamento de rotas de tráfego de carga e a implementação de campanhas sobre a mobilidade.

O secretário anunciou também 2.450 vagas dos cursos do programa Via Rápida Emprego, previstas para o primeiro semestre de 2012, em municípios da região do Grande ABC. Lançado pelo governador Geraldo Alckmin em julho de 2011, o programa oferece cursos básicos de qualificação profissional com o intuito de capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de emprego.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo da ocupação.