Secretário anuncia investimentos para a Região de Jundiaí

21/10/2011

Segundo secretário, evento tem como objetivo aproximar Estado e municípios

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (21), durante a 5ª edição do Acelera SP, em Jundiaí, um pacote de investimentos e ações do Governo do Estado para a região. Entre as medidas, o investimento de R$ 6,3 milhões para a criação de 3030 vagas do Programa Via Rápida Emprego na região em 2012. Só a cidade de Jundiaí receberá 1110 vagas, com cursos nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria.

Durante o evento, foi anunciada oficialmente ainda a criação do curso de Mecânico de Aeronaves na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí, por meio de uma parceria com a companhia aérea TAM e assinados ainda protocolos de intenções com os 10 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas para elaboração de um Plano de Mobilidade Regional.

O Plano de Mobilidade Regional irá beneficiar os municípios de Jundiaí, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo e Atibaia. Os recursos, que totalizam R$ 700 mil, são provenientes do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou também a realização de obras de ampliação e adaptação do prédio da ETEC Benedito Storani, de Jundiaí, com a construção de cinco laboratórios para implantação do curso Técnico de Viticultura e Enologia.“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Acelera SP percorrerá todo o Estado, dividido em 18 regiões com afinidades econômicas

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), o Acelera São Paulo percorrerá todo o Estado, dividido em 18 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais.

Nos encontros, técnicos da SDECT e de instituições vinculados, como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo, fazem apresentações de suas ações e conjuntamente discutem com prefeitos e empresários as prioridades da região e os meios existentes para atendê-las.

Jundiaí foi a quinta sede o 5º do Acelera São Paulo. Na pauta de discussão estiveram propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacou também programas voltados à capacitação de mão de obra, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, e atração de novos investimentos. Nesta edição foram contemplados 17 municípios: Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.