Secretário adjunto participa da cerimônia de posse do novo reitor da USP

25/01/2014

Cerimônia de posse foi realizada em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulistaFonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

Marco Antonio Zago foi nomeado pelo governador para o quadriênio 2014-2018, juntamente com o professor Vahan Agopyan, que exercerá a função de vice-reitor da universidade

O governador Geraldo Alckmin e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta, participaram neste sábado, 25 de janeiro, da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) para o quadriênio 2014-2018, professor Marco Antonio Zago. A solenidade foi realizada no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Zago foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 26 de dezembro, juntamente com o professor Vahan Agopyan, que exercerá a função de vice-reitor da universidade. A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.

O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Clique aqui e veja mais fotos da posse