Secretário abre o VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista

23/10/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, participou nesta quarta, (23/10), da abertura do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense. O evento que acontece de 23 a 25 de outubro, no Thermas dos Laranjais, em Olímpia, conta com um estande da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e grade de palestras, entre elas, a do Via Rápida Empresa, que será ministrada pelo subscretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Ernesno Senise.

Na ocasião, o secretário Rodrigo Garcia saudou todos os prefeitos e autoridades presentes e ressaltou o perfil econômico do São Paulo, além de ações e programas estaduais voltados ao aumento da competitividade empresarial e inovação. “A secretaria possui diversas iniciativas que auxiliam o desenvolvimento regional, e estamos à disposição para receber as demandas municipais”, completa.

Rodrigo também ressaltou que a  diversidade de temas apresentados no Congresso, é fundamental para a formação dos gestores municipais. "A sustentabilidade na gestão é sinal de desenvolvimento. Fortalecer os municípios é fortalecer o País", completa.

No estande da Jucesp, órgão vinculado à Secretaria, será exibido um vídeo explicativo com o passo a passo para a   abertura  e licenciamento de empresas por meio do Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa. O sistema foi expandido e disponibiliza, desde 21/10, a possibilidade de emissão das licenças estaduais de forma integrada e totalmente on-line, para empresas de baixo risco, por meio do site: www.jucesp.sp.gov.br.

Para Rodrigo Garcia, a  parceria com as entidades contabibilistas e prefeituras municipais serão fundamentais para o Módulo. “Faremos um esforço conjunto para descomplicar a abertura e licenciamento de empresas, facilitando a vida do empreendedor e de contadores, que não precisarão fazer peregrinação por diversos órgãos”, completa.

Este ano, além dos parceiros tradicionais, o Congresso da AMA também conta com a participação da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, da APM – Associação Paulista de Municípios, da Uvesp – Associação dos Vereadores do Estado de São Paulo e da Fremitur – Frente Parlamentar do Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico.

Sobre a AMA
A AMA reúne 120 municípios do Noroeste do Estado de São Paulo. É, atualmente, a maior associação de municípios do Estado e realiza um dos maiores congressos municipalistas do País. Constituída em 02 de fevereiro de 1974, ela tem por finalidade contribuir para a solução dos problemas comuns aos Municípios que a compõem,  além de coordenar, representar e defender os direitos institucionais e representar judicial e extrajudicialmente seus associados, nas esferas Estadual e Federal.
Mais informações: http://www.amasp.com.br/