Secretaria vai financiar plano de mineração

08/11/2011

Secretário Paulo Alexandre e prefeito de Cajamar durante encontro no Palácio

Com recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia vai financiar estudos para elaboração do Plano Diretor de Mineração de Cajamar. A assinatura do convênio depende apenas da aprovação pela Câmara de Vereadores de Cajamar de lei autorizando o Executivo a celebrar o convênio para contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), encarregado de apresentar o laudo técnico.

Nesta segunda (7), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, esteve reunido com o prefeito de Cajamar, Daniel Ferreira da Fonseca, para discutir o assunto. Eles conversaram sobre o Plano Diretor de Mineração, instrumento fundamental para regulamentar o funcionamento de três pedreiras e uma fábrica de cimento na cidade.

O Patem é um programa da secretaria que financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio porte. No caso de Cajamar, o laudo técnico vai estudar a mineração. Outros temas que podem ser objeto de análise são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e arranjos produtivos locais.