Secretaria recebe delegação italiana

22/11/2007

O secretário-adjunto de Desenvolvimento, Carlos Américo Pacheco, recebeu nesta quinta-feira (22/11), uma delegação de autoridades e empresários da Região Lombardia, na Itália. Dentre os participantes estava o secretário da Pequena Empresa e Serviços do governo da Região Lombardia, Domenico Zambetti, o secretário-geral da Câmara de Comércio de Milão, Píer Andréa Chevallard, o diretor da Promos Milano para a América Latina, Andréa Bonalumi e o presidente da Fiera Milano International, Sandro Biccochi.

Na reunião os visitantes ressaltaram o interesse em aprofundar as relações em termos de tecnologia, comércio, capacitação e desenvolvimento econômico. De acordo com Píer Andréa Chevallard, a Região Lombardia tem grande vocação industrial e muito interesse econômico no Estado de São Paulo. O interesse se dá especialmente em questões referentes às pequenas e médias empresas, consideradas uma complementaridade dos seus respectivos perfis produtivos e econômicos. "Esse encontro poderá resultar num importante acordo entre a Região Lombardia e o Estado de São Paulo", afirmou.

Para Carlos Américo Pacheco essa é uma área extremamente importante, que vêm sendo acompanhada de perto pela Secretaria. Nesse sentido, Pacheco ressaltou o importante papel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. "A Itália é um referência em matéria de pequenas empresas. Nós temos muito que aprender com eles", disse.

APLs

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são sistemas locais de produção (clusters), aglomerações regionais de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas. A Secretaria de Desenvolvimento atua em conjunto com o Sebrae e a FIESP, na formação dos APLs. A expectativa é que micro, pequenos e médios empresários tornem-se mais fortes, potencializem-se e iniciem suas vendas para o mercado externo.A Região Lombardia é uma das pioneiras no desenvolvimento econômico das pequenas e médias empresas, especialmente na área de design e, por isso, a cooperação entre as duas regiões pode ser extremamente valiosa. Na reunião, Pacheco e Andréa ressaltaram a necessidade de se manter uma agenda, visando a continuidade dos esforços de integração.