Secretaria promove 1ª reunião técnica do SPTec

25/08/2011

Encontro realizado na Capital contou com a presença do secretário Paulo Alexandre

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, participou nesta quarta-feira (24), da 1ª Reunião Técnica do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), realizada na sede da pasta, em São Paulo. O sistema oferece apoio e suporte aos parques, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico de SP.

Durante o encontro, o secretário estadual Paulo Alexandre Barbosa enfatizou a importância do programa para Governo do Estado de São Paulo. “Dentro do plano plurianual existe previsão de investimentos importantes no SPTec. Vamos dedicar todos os esforços para consolidar o sistema no Estado, que é considerado estratégico para o Governo de SP”, garantiu.

O encontro contou com a presença do coordenador de Ciência e Tecnologia, Aurílio Sérgio Costa Caiado, de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de representantes dos empreendimentos que integram o sistema. Na ocasião, o grupo pode trocar experiências relativas aos diferentes modelos de trabalho e gestão de parques.

Em todo o Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o PqTec de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no sistema, enquanto outras 18 iniciativas estão com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Sorocaba.

Para fazer parte do SPTec, a prefeitura ou a entidade gestora do parque tecnológico deve encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo solicitando sua inclusão no Sistema Paulista de Parques Tecnológico. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento será efetuado por meio de uma resolução válida por dois anos.

Para obter o credenciamento provisório, o interessado (prefeitura ou entidade gestora) deve comprovar a propriedade de uma área de no mínimo 200 mil m², enviar documento manifestando apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, além do projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.