Secretaria libera R$ 800 mil para o Grande ABC

29/12/2011

Na manhã desta quinta-feira (29/12) o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, assinou um convênio com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para a transferência de recursos que visa à elaboração do Plano de Mobilidade Regional do Grande ABC. O acordo tem valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 800 mil repassados pelo Governo do Estado de São Paulo e uma contrapartida de R$ 200 mil do Consórcio. Entre as ações estão previstas a integração física e tarifária do transporte público na região, além do incentivo ao uso das ciclovias para pequenos trajetos.

De acordo com o secretario Paulo Alexandre Barbosa, o objetivo do plano é contribuir para uma melhor circulação viária e a otimização dos transportes públicos, bem como a inclusão social e a acessibilidade."O projeto vai trabalhar com um cenário para os próximos 15 anos. A região do grande ABC é responsável por 15% do total de viagens diárias realizadas em toda a metrópole, o que representa um fluxo de 5,6 milhões por dia", acrescenta.

Por meio do estudo será realizado o diagnóstico e indicação de ações de mobilidade urbana para os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além das conexões com as cidades vizinhas. Entre as metas estão: a integração do sistema de transporte público da região; o incentivo do uso de ciclovias para transporte de pequenos trajetos; a qualificação da infraestrutura do transporte não motorizado; a melhora da circulação viária; o gerenciamento de rotas de tráfego de carga e a implementação de campanhas sobre a mobilidade.