Secretaria investe mais de R$ 30 mi em quatro regiões de SP

28/09/2011

Segundo Paulo Alexandre, objetivo é estreitar relações entre Estado e municípios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) está disponibilizando R$ 31,1 milhões em investimentos da pasta para quatro regiões do Estado de São Paulo. Botucatu, Santa Fé do Sul, no Noroeste do Estado, São Sebastião da Grama e Vale do Ribeira foram as primeiras beneficiadas através do Acelera São Paulo – Encontros para o Desenvolvimento Regional -, iniciativa que vem sendo promovida pela SDECT desde o início de agosto e que tem como objetivo fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, estadual e os setores produtivos regionais.

“Os investimentos no interior representam o esforço do Governo de São Paulo para aproximar e estreitar as relações com os municípios. Com o Acelera São Paulo, temos a oportunidade de pontuar os problemas e apresentar as soluções, buscando o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Primeira região a receber o evento, Botucatu contará com mais de R$ 6 milhões em investimentos que possibilitarão, por exemplo, a construção do Parque Tecnológico da cidade e a abertura de 996 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Via Rápida Emprego, oferecidas em 25 municípios locais.

Já Para Santa Fé do Sul, foram aproximadamente R$ 10 milhões, empregados nas obras de ampliação da Faculdade de Tecnologia de Jales, na instalação da primeira Escola Técnica (Etec) de Santa Fé do Sul e na elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Região Noroeste do Estado. Os investimentos contemplam ainda 1.080 vagas para os cursos do Via Rápido Emprego, ministrados em 31 cidades da região. Localizada também no Noroeste do Estado, Rio Preto foi incluída no pacote de investimentos, recebendo R$ 7,2 milhões adicionais para a implantação do parque tecnológico da cidade.

Terceira região visitada pelas equipes do Acelera São Paulo, São Sebastião da Grama contará com mais de R$ 6,5 milhões em recursos estaduais, que permitirão a aquisição de equipamentos para os novos laboratórios da Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirassununga, a instalação de espaços empresariais e a elaboração de um plano estratégico, abrangendo 16 municípios locais, além de 1.182 vagas nos cursos de qualificação do Via Rápida Emprego.

Localizada no Vale do Ribeira, Juquiá foi a última a receber o Acelera São Paulo. Nesta sexta-feira (23/09), o secretário Paulo Alexandre Barbosa anunciou mais de R$ 8,4 milhões em investimentos que viabilizarão o financiamento de projetos de estímulo à competitividade de setores produtivos locais; a instalação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na comunidade quilombola André Lopes, em Eldorado, além da criação de 390 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Via Rápida Emprego em 10 municípios locais.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 18 regiões com afinidades econômicas. Dentre os temas discutidos, estão propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destaca ainda as ações voltadas à capacitação de mão de obra, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior e atração de novos investimentos.