carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretaria ganha prêmio em congresso de inovação



21/11/2011

Equipe do SIL ganha prêmio na categoria Administração Pública Eficiente e Eficaz

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) foi premiada na categoria Administração Pública Eficiente e Eficaz - Aplicações Voltadas ao Cidadão, durante a 14º edição do Prêmio Congresso de Informática e Inovação da Gestão Pública (Conip), pela execução do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Gerenciado pela Coordenação de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o SIL acelera o licenciamento das empresas ao permitir que o processo seja feito inteiramente pela internet.

Ao todo, foram inscritos 150 trabalhos, dos quais 15 saíram finalistas. O anúncio dos vencedores foi feito durante o encerramento do evento, realizado no Rio de Janeiro. “Mais que um exemplo de licenciamento integrado, o SIL é um modelo para modernização na gestão pública”, afirma o coordenador de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Carlos Leony Fonseca da Cunha.

Este foi o segundo prêmio obtido pelo SIL este ano. Em setembro, o sistema foi vencedor na categoria “e - Serviços Públicos” , durante a 10ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ao integrar os órgãos públicos estaduais (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros) e municipais e desburocratizar os procedimentos, o SIL permite que o licenciamento das empresas seja realizado em até 2 dias úteis para 95% das empresas paulistas.

O programa já está em operação em 21 cidades do Estado: Atibaia, Américo Brasiliense, Araraquara, Bauru, Boituva, Botucatu, Capivari, Catanduva, Itanhaém, Franca, Lins, Ourinhos, Pirassununga, Sertãozinho, Tarumã, Tatuí, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba e São José dos Campos.

Sobre o Prêmio Conip
Promovido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias e Inovação para a Gestão Pública (ITIP), o prêmio Conip tem como objetivo identificar e destacar as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. A avaliação dos trabalhos é feita por especialistas de diversas universidades brasileiras. Já a seleção dos vencedores é realizada pelo conselho consultivo do Conip, composto por representantes de órgãos públicos, fundações e entidades da sociedade civil.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo