Secretaria de Desenvolvimento recebe prêmio e-Gov

08/09/2011

Equipe responsável pelo SIL foi premiada na categoria “e - Serviços Públicos”

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foi premiada na categoria “e - Serviços Públicos” , durante a 10ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), pela execução do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). O programa, que é desenvolvido em mais de 40 municípios paulistas, tem como objetivo acelerar o licenciamento das empresas ao permitir que o processo seja feito inteiramente pela internet. A pasta concorreu com outros 89 inscritos.

“O Prêmio e-Gov é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela secretaria para a desburocratização do processo de licenciamento; um trabalho muito importante para as micro e pequenas empresas que atuam no Estado de São Paulo”, disse Carlos Leony Fonseca da Cunha, coordenador da Coordenação de Empreendedorismo e Apoio às Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte.

Ao integrar os órgãos públicos estaduais e municipais e desburocratizar os procedimentos, o SIL permite que o licenciamento das empresas seja realizado, em média, em 2 dias úteis, para 95% das empresas paulistas.

A categoria e - Serviços Públicos compreende as iniciativas no campo do governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e serviços aos cidadãos e empresas, bem como de interação direta entre o cidadão, empresas e o governo para a inclusão digital, considerando tanto meios virtuais quanto físicos.

O Prêmio e-Gov foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entregue anualmente, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, contribuam para a modernização da gestão pública em benefício do cidadão.