carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Secretaria de Desenvolvimento participa do Encomex



22/10/2009

Secretário ressaltou importância das MPEs atuarem no mercado de exportação (Simone Andrade/SD)

Para estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, São Paulo sediou a 137ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), realizado entre os dias 21 e 22 de outubro, no Memorial da América Latina.


Durante a solenidade de abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, chamou a atenção para as ações do governo do Estado voltadas ao aumento da competitividade do setor produtivo, com destaque para a criação do Fundo de Aval Estadual.

“Na hora de obter um empréstimo para novos investimentos, a pequena empresa não tinha acesso à liberação de recursos porque não conseguia apresentar garantias. Agora, o investidor chega ao banco, pede o financiamento e o governo dá a garantia. Se ele não pagar, o Fundo de Aval paga e depois vai atrás do devedor”, explicou o secretário, ressaltando a importância da participação das micro, pequenas e médias empresas (MPEs) no mercado de exportação.

Público visita showroom com as ações da Secretaria de Desenvolvimento (Armando Júnior/SD)
Após a abertura do encontro, o secretário aproveitou para visitar o showroom da Secretaria de Desenvolvimento, especialmente montado para apresentação dos programas de atração de investimentos, capacitação de mão-de-obra, planejamento em infraestrutura e logística, apoio tecnológico e ações de estímulo à competitividade de micro, pequenas e médias empresas.


Entre os destaques, estiveram a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), o programa de expansão de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, os Parques Tecnológicos e os Arranjos Produtivos Locais (APLs), além de ações em parceira com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), como o Projeto Unidades Móveis (Prumo) e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), com exemplos de produtos adequados para exportação e de empresas atendidas pelo Prumo, incluindo uma unidade do laboratório móvel para visitação do público.

Entre as iniciativas do governo do Estado, destaque para a Agência Investe São Paulo (Armando Júnior/SD)
Sobre a feira
O Encomex é um evento institucional, de caráter internacional e formato múltiplo, visto como uma oportunidade de conhecimento e de convergência dos diferentes agentes interessados no mercado exportador brasileiro, promovendo, incentivando e fomentando o processo de exportação das empresas, com reflexo nos mercados.

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) que, nesta edição, contou com o apoio da Apex Brasil, Sebrae, Banco do Brasil, Fiesp, Correios, Caixa Econômica Federal, BNDES, Yellow Pages Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A programação do 137º Encomex contou com apresentações em multimídia, palestras, oficinas e conferências destinadas a incrementar a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional. Saiba mais no site www.encomex.mdic.gov.br.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo