carregando...

Notícias

Notícias

Secretaria da Justiça anuncia contratação de dependente químico em tratamento



25/02/2014

Fonte: Justiça

Governador Geraldo Alckmin anuncia cursos de qualificação para dependentes químicos em São Paulo (Crédito: Ruy Jobim)A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania apresentou, nesta terça-feira (25/02), parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho que prevê a inclusão de dependentes químicos, em tratamento, no Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Frente de Trabalho). Para a secretária da Justiça, Eloisa Arruda, esse é um programa de “começo, meio e fim”, pois inclui tratamento, trabalho e capacitação profissional, dando ao participante a oportunidade de uma nova vida.

A ação de reinserção social disponibilizará, inicialmente, 40 vagas da Frente de Trabalho para a contratação de interessados que aderiram ao Programa Recomeço. As primeiras 13 pessoas que já se inscreveram no projeto estão em tratamento no Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas (Cratod). Os participantes irão trabalhar nos prédios da Secretaria da Justiça, como auxiliares de serviços gerais e administrativos, ou no Cratod, oferecendo apoio a novos usuários em busca de tratamento/ajuda.

O contrato da Frente de Trabalho terá duração de nove meses e prevê uma ajuda de custo mensal de R$395 (vale transporte e vale refeição). Os dependentes irão trabalhar de segunda a quinta-feira, seis horas por dia, devendo manter-se em tratamento no Cratod. Na sexta-feira, deverão participar de curso de capacitação profissional. Recomeço Família No evento, também foi assinado termo de cooperação técnica entre as Secretarias da Justiça e da Saúde para a implantação do Programa Recomeço Família, que prevê apoio psicológico e social para familiares de usuários de drogas.

O trabalho já está sendo realizado, desde o início de fevereiro, nos 11 postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e também no Cratod. Cada local conta com dois profissionais capacitados, um psicólogo e um conselheiro, contratados pela Secretaria de Saúde, e ainda um voluntário do grupo Amor Exigente. O atendimento às famílias acontece de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. No mesmo dia aconteceu a assinatura de convênio com a entidade Amor Exigente, que prevê a presença de voluntários, em regime de plantão, no Cratod, e ainda o uso dos espaços do CICs para reuniões do grupo. Na ocasião também foram feitos anúncios de ações complementares para o aprimoramento do Programa Recomeço e do funcionamento do plantão jurídico do Cratod.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo